Economia
Ansião, ninho de negócios sustentáveis com clientes em todo o mundo
O tradicional tecido económico de um concelho do Norte do distrito de Leiria está a mudar com negócios de cerâmica, têxteis ou produtos alimentares, todos pautados pela sustentabilidade
Na pequena vila de Ansião, há um conjunto de novos negócios, assentes sobre princípios de sustentabilidade, que estão a transformar o tecido empresarial do meio, que até há relativamente pouco tempo se regia por padrões mais convencionais. Nalguns casos, as ideias estão a ser implementadas por estrangeiros e emigrantes, que trazem para a localidade tendências internacionais.
Tamsin Gifford Ceramics é o nome do atelier da britânica que reside em Ansião desde 2015 e que começou a produzir à mão peças de cerâmica utilitária, desde pratos, bules ou jarros. Cada peça é uma expressão artística de Tamsin, que se formou na Inglaterra, e que agora, a partir de Ansião, vende artigos de técnicas milenares em lojas da vila e também através de comércio online.
A preocupação com a sustentabilidade ambiental é um traço desta actividade, onde só se utilizam recursos naturais e onde todo o desperdício é integrado numa nova peça, realça a artista.
Inaugurado no mês passado, na Praça do Município, o Atelier do Refaz, de Cristina Martins, é outro exemplo de negócio de pendor sustentável. Formada no ensino de Inglês e nas Ciências da Computação, Cristina tem paixão pelos tecidos. “A loja que agora abro pretende ser o reflexo daquela que era a minha casa em Inglaterra”, explica a empreendedora.
Neste espaço, disponibiliza as malas que tem criado a partir de panos antigos, que coleciona ao longo de décadas. E Cristina espera que seja também uma casa onde diferentes gerações possam aprender a reutilizar materiais para fazer novos artigos com as suas próprias mãos. O atelier é ainda
Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?
Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.