Economia

Ansião, ninho de negócios sustentáveis com clientes em todo o mundo

5 nov 2021 09:20

O tradicional tecido económico de um concelho do Norte do distrito de Leiria está a mudar com negócios de cerâmica, têxteis ou produtos alimentares, todos pautados pela sustentabilidade

ansiao-ninho-de-negocios-sustentaveis-com-clientes-em-todo-o-mundo
Cerâmica de Tamsin Gifford recupera técnicas milenares e sustentáveis
DR
Daniela Franco Sousa

Na pequena vila de Ansião, há um conjunto de novos negócios, assentes sobre princípios de sustentabilidade, que estão a transformar o tecido empresarial do meio, que até há relativamente pouco tempo se regia por padrões mais convencionais. Nalguns casos, as ideias estão a ser implementadas por estrangeiros e emigrantes, que trazem para a localidade tendências internacionais.

Tamsin Gifford Ceramics é o nome do atelier da britânica que reside em Ansião desde 2015 e que começou a produzir à mão peças de cerâmica utilitária, desde pratos, bules ou jarros. Cada peça é uma expressão artística de Tamsin, que se formou na Inglaterra, e que agora, a partir de Ansião, vende artigos de técnicas milenares em lojas da vila e também através de comércio online.

A preocupação com a sustentabilidade ambiental é um traço desta actividade, onde só se utilizam recursos naturais e onde todo o desperdício é integrado numa nova peça, realça a artista.

Inaugurado no mês passado, na Praça do Município, o Atelier do Refaz, de Cristina Martins, é outro exemplo de negócio de pendor sustentável. Formada no ensino de Inglês e nas Ciências da Computação, Cristina tem paixão pelos tecidos. “A loja que agora abro pretende ser o reflexo daquela que era a minha casa em Inglaterra”, explica a empreendedora.

Neste espaço, disponibiliza as malas que tem criado a partir de panos antigos, que coleciona ao longo de décadas. E Cristina espera que seja também uma casa onde diferentes gerações possam aprender a reutilizar materiais para fazer novos artigos com as suas próprias mãos. O atelier é ainda

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ