Sociedade
Antiga capela das Almoinhas acolherá templo da Igreja Greco-Católica
Capela deverá voltar a ter culto ainda este ano, após as obras de remodelação em curso
A antiga capela do Bairro das Almoinhas, em Leiria, que se encontra desactivada desde a a inauguração da nova igreja da Quinta do Alçada, em 2015, vai acolher um templo da Igreja-Greco Católica, que segue o denominado rito bizantino (ver caixa).
O edifício, já dessacralizado - ou seja, retirado do culto, não recebendo celebrações religiosas nem sacramentos - foi vendido pela Paróquia de São Tiago dos Marrazes, a proprietária do imóvel, àquela comunidade religiosa, que em Leiria é constituída sobretudo por imigrantes ucranianos.
“Com esta venda, o edifício continua a servir para a prática do culto católico, mas da comunidade greco- católica”, frisa o vigário-geral da diocese. O padre Jorge Guarda sublinha que, antes de autorizar a venda, o bispo “mandou auscultar a comunidade do Bairro das Almoinhas, a comissão administrativa da igreja da Quinta do Alçada e o conselho para os assuntos económicos dos Marrazes”, tendo ainda, “por exigência do direito canónico”, consultado os órgãos próprios da diocese. “De todos” recebeu “um parecer positivo à autorização de venda do edifício&rdqu
Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?
Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.