Viver
Anvil. As lendas do metal têm concerto marcado em Leiria
Com origem no Canadá, os Anvil são apontados como influência de nomes como Anthrax, Megadeth, Metallica e Slayer. E incluíram Leiria na digressão europeia
(Concerto na noite de 19 de Novembro. Texto originalmente publicado a 17 de Outubro de 2022)
O segundo álbum de estúdio dos Anvil, com o título Metal on Metal, data de 1982 e de acordo com muitos críticos e fãs influenciou os quatro grupos que ao longo da década se tornaram os big four do trash metal: Anthrax, Megadeth, Metallica e Slayer.
Leiria recebe a lenda com origem em Toronto, Canadá, no contexto de uma digressão de 60 datas pela Europa.
O concerto dos Anvil está agendado para 19 de Novembro – um dia depois do Hard Club no Porto e um dia antes da Sala X, em Sevilha, Espanha – e traz à Stereogun os fundadores Steve “Lips” Kudlow (voz e guitarra) e Robb Reiner (bateria), acompanhados por Chris Robertson (baixo).
Na mesma noite, em Leiria, actuam os italianos Gengis Khan e os franceses Harsh.
Os Anvil lançaram este ano o 19.º nono álbum de estúdio, Impact Is Imminent, que inclui o single “Take a Lesson”.
O videoclipe oficial de “Take a Lesson” abre com Dave Grohl (dos Foo Fighters) a apresentar a banda do Canadá – “uma lição de perserverança” e “paixão”, diz o ex-baterista dos Nirvana – durante a 25ª edição do festival de cinema Spirit Awards, em 2010. Em causa, o documentário Anvil! The Story of Anvil, dirigido por Sacha Gervasi, um antigo roadie.
Após o reconhecimento alcançado nos anos de 1980, os Anvil perderam popularidade, mas continuaram no activo e o lançamento do documentário, em 2008, no Sundance Film Festival, trouxe-lhes fama renovada.
Agora, sobem ao palco da Stereogun, em Leiria.