Sociedade

Aos 91 anos, Adelino Pereira continua a reparar bicicletas em Leiria

23 jan 2023 18:00

Conhecido como 'Adelino das bicicletas", é mecânico há mais de sete décadas, com oficina na Rua Mouzinho de Albuquerque

aos-91-anos-adelino-pereira-continua-a-reparar-bicicletas-em-leiria
Manter a oficina aberta é também uma estratégia para continuar activo, reconhece Adelino Pereira
Ricardo Graça
Maria Anabela Silva

De macacão vestido, Adelino Lopes Pereira espreita junto ao portão. Olha para as obras que decorrem na rua Mouzinho de Albuquerque, em Leiria, à espera que surja algum cliente ou que o relógio chegue às 17 horas, para dar por concluído o dia de trabalho e fechar as portas da oficina que, noutros tempos, funcionava “noite dentro”. Aos 91 anos, o mecânico continua no activo e, embora longe da azáfama de épocas passadas, ainda faz algumas reparações, sobretudo, em bicicletas.

“Aparece um ou outro furo para remendar ou uma afinação para fazer”, avança Adelino Pereira, “mais conhecido como Adelino das Bicicletas”, que se iniciou no ofício aos dez anos. Conta que, assim que concluiu a escola primária, foi para “oficina [de bicicletas] da viúva de Agostinho Diogo de Oliveira”, junto à Sé de Leiria, onde começou por remendar furos e lavar bicicletas. Nessa fase, ainda chegou a trabalhar de dia e a estudar à noite na Escola Industrial e Comercial, mas acabou por não concluir o curso, dedicando toda a sua vida às bicicletas e às motorizadas.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ