Sociedade

Apresentavam-se como empresários para burlar idosos

23 jan 2025 17:56

Dupla detida no concelho de Alcobaça terá lesado as vítimas em centenas de milhares de euros

apresentavam-se-como-empresarios-para-burlar-idosos

O modo de actuar dos dois homens, de 56 e 65 anos, era sempre o mesmo. Apresentavam-se junto de pessoas de idade avançada, como sendo empresários da construção e do ramo automóvel, e aliciavam-nas a fazer investimentos avultados, com a promessa de retornos generosos.

Sentindo-se enganadas por não receberem qualquer retorno, as vítimas tentavam recuperar o dinheiro investido, mas, como respostam, eram ameaçadas e coagidas.

O número de lesados ainda não está totalmente apurado, no entanto, a conclusão da investigação da Polícia Judiciária de Leiria, agora enviada ao Ministério, aponta para prejuízos na ordem das centenas de milhares de euros.

No âmbito da mesma investigação, iniciada em Abril do ano passado, os dois homens foram detidos, no concelho de Alcobaça, e serão levados perante um juiz de instrução criminal, indiciados pela prática dos crimes de associação criminosa, burla qualificada e extorsão, que ocorriam desde 2020, informou esta quinta-feira, 23 de Janeiro, o Departamento de Investigação Criminal de Leiria da PJ.

Efectuadas num bairro social, as detenções ocorreram durante a realização de três buscas domiciliárias, onde foram apreendidas duas armas de fogo, vários equipamentos informáticos utilizados para a prática das burlas, peças em ouro, três viaturas (duas delas de alta cilindrada), que se presume serem resultantes da actividade ilícita.