Viver

Aprovado ante-projecto de requalificação do Auditório António Campos, da Praia da Vieira

27 dez 2022 15:48

Intervenção deverá contemplar a beneficiação do pequeno largo exterior

aprovado-ante-projecto-de-requalificacao-do-auditorio-antonio-campos-da-praia-da-vieira
Edifício foi mandado construir em 1962
DR

O Município da Marinha Grande aprovou, na reunião de câmara desta manhã, o ante-projecto de requalificação do Auditório António Campos, situado na Praia da Vieira.

Aurélio Ferreira, presidente da autarquia, recordou que “o espaço municipal encontra-se a carecer de beneficiação, para voltar a acolher programação cultural e outros eventos, que continuem a perpetuar a memória colectiva da sua população"

"Pretendemos que venha a ter uma utilização polivalente, por forma a ser possível a dinamização de diferentes utilizações e necessidades logísticas e técnicas, que poderão ser palestras, projecção de cinema, apresentação de espectáculos de teatro ou música, exposições e outros eventos”.

Contempla-se um auditório com 100 lugares de plateia; uma área de base do palco com espaço livre, que poderá funcionar como sala de ensaio ou área expositiva temporária. Existirá uma área expositiva permanente divida em duas salas e bilheteira com possibilidade de inclusão de copa com acesso interior e exterior.

Segunda a autarquia, estão projectadas instalações sanitárias, as áreas de arrumos e técnica junto ao núcleo central.

No interior será feita uma intervenção de novos elementos estruturais em madeira, lembrando as antigas habitações da Praia da Vieira, também elas construídas em madeira. Também se prevê a beneficiação do pequeno largo exterior, acrescenta o município.

Recorde-se que o edifício foi mandado construir em 1962, pelo seu então proprietário Ângelo Rodrigues Valgode, para ser uma casa de espectáculos, destinada a cinema, bailes públicos e variedades e restauração.

Em 1996, a parte do complexo original, entretanto destacada, onde hoje existe o Auditório António Campos, foi adquirida pelo Município da Marinha Grande, que ali realizou obras de melhoramento, para o reabrir ao público entre 2001 e 2018.