Sociedade

Aprovados investimentos de mais 1,6 milhões para as praias do Pedrógão e da Vieira

16 out 2020 14:23

A ADAE - Associação de Desenvolvimento da Alta Estremadura, aprovou oito projectos, que serão financiadas através do Fundo Europeu para os Assuntos Marítimos e as Pescas.

aprovados-investimentos-de-mais-16-milhoes-para-as-praias-do-pedrogao-e-da-vieira
Cinco dos oito projectos aprovados serão para executar na praia da Vieira

A criação de um centro cultural designado por CulturAvieiraOficina de Artes, na praia da Vieira, e a valorização da arte xávega e dos recursos paisagísticos e naturais da praia do Pedrógão são dos dois oito projectos de investimento que acabam de ser aprovados para estas duas estâncias balneares pela ADAE - Associação de Desenvolvimento da Alta Estremadura.

No total, o investimento nestas duas praias dos concelhos de Marinha Grande e Leiria ultrapassará 1,6 milhões de euros, dos quais 1,2 milhões serão financiamento público, nomeadamente comunitário, proveniente do Fundo Europeu para os Assuntos Marítimos e as Pescas (FEAMP).

Na praia do Pedrogão foram aprovados três projectos, dois promovidos por entidades privadas e um promovido pela Câmara de Leiria. Em comunicado, a ADAE adianta que da iniciativa privada resultará na reconstrução de apoios de praia com restauração, incluindo “área de workshops ligados ao produto da pesca local e actividades desportivas e recreativas, através da promoção da prática de surf e bodyboard”.

Por seu lado, o Município de Leiria apresentou um projecto para “a preservação e valorização dos recursos naturais e paisagísticos (dunas, areal e plano de mar” e para a a valorização da arte xávega enquanto “património cultural e identitário da praia do Pedrógão, criando condições para a sua transmissão às gerações futuras”.

Na praia da Vieira, a Junta de Freguesia assegurou financiamento para três projectos: implementação de um circuito de arte pública no antigo bairro de pescadores; requalificação do Mercado das Peixeiras e reabilitação do edifício dos CTT num centro cultural designado CulturAvieiraOficina de Artes.

A Câmara da Marinha Grande irá avançar com a criação de um Centro Interpretativo de Arte Xávega e Cultura Avieira, também na praia da Vieira.

De acordo com informação da ADAE, foi também aprovado para esta praia o projecto promovido por um empresário para a reconstrução de um apoio de praia, que inclui ainda actividades turísticas como a realização de workshops ligados ao produto da pesca local e visitas guiadas ao desembarque dos barcos de pesca.