Sociedade

Assanha da Paz, Barros da Paz, Reguengo, Ladeira, Gregórios e Penedos, em Pombal, vão ter saneamento

18 mar 2020 10:14

Câmara de Pombal abriu concurso para rede de esgotos

assanha-da-paz-barros-da-paz-reguengo-ladeira-gregorios-e-penedos-em-pombal-vao-ter-saneamento
Autarquia de Pombal investe mais de 2,4 milhões de euros
Ricardo Graça

Na reunião do dia 13 de Março, a autarquia de Pombal deliberou a abertura de um concurso público, para a construção da rede de saneamento nas localidades de Assanha da Paz, Barros da Paz, Reguengo, Ladeira, Gregórios e Penedos, nas freguesias de Almagreira e Pombal.

O investimento, cujo valor-base ascende a cerca de 2,4 milhões de euros +IVA, distribuídos por empreitadas previstas para os anos de 2020, 2021 e 2022, prevê a construção de cerca de 30 quilómetros de colectores, uma estação elevatória de águas residuais e 770 ramais.

Será possível encaminhar, graviticamente, a maioria dos efluentes para o Emissário Carnide-Louriçal, que terão como destino final o tratamento na Estação de Tratamento de Águas Residuais do Louriçal.

Segundo uma nota da autarquia, esta é uma "obra prioritária no que diz respeito ao alargamento da rede de saneamento no concelho, por se tratar da zona com maior densidade populacional que ainda não tinha acesso ao serviço".

Ao longo deste ano, o Município realizará ainda investimentos no alargamento da rede de saneamento do concelho, como a rede de saneamento doméstico de Casal da Rola e Zona Envolvente, a rede de saneamento dos lugares de Foz, Vale das Moitas, Carriços, Bonitos e São João da Ribeira.

Também a rede de saneamento de Ilha de Cima, Moitas Brancas, Ilha de Baixo, Rosados e Silvas estará incluída, num investimento total que ultrapassará os sete milhões de euros.

Além disso, encontra-se já a decorrer a construção da rede de saneamento de Alhais, Silveirinha Grande, Silveirinha Pequena, Fontinha, Vieirinhos e Claras, do Emissário de Carnide – Louriçal, da Estação Elevatória de São João das Tábuas e a rede de saneamento envolvente, rede de saneamento de Outeiro do Louriçal – Foitos.

Estas obras representam um investimento municipal de 7 milhões 852 mil euros.