Sociedade
Assista a uma aula online com o jornalista Henrique Cymerman
O Instituto Superior Miguel Torga promove na segunda-feira, dia 21 de Junho, às 10 horas uma sessão sob o tema "A revolução geopolítica no Médio Oriente. O jornalismo entre as revoluções no mundo árabe e os acordos de Abraão"
O Instituto Superior Miguel Torga (ISMT) promove na segunda-feira, dia 21 de Junho, às 10 horas uma aula online de Jornalismo, com o jornalista Henrique Cymerman.
O tema será "A revolução geopolítica no Médio Oriente. O jornalismo entre as revoluções no mundo árabe e os acordos de Abraão".
O convidado é correspondente do canal de televisão SIC e de vários órgãos de comunicação social internacionais, como o La Vanguardia e a GloboNews, entre outros, sobre assuntos do Médio Oriente.
Conta com participações regulares na BBC, em canais israelitas e palestinianos.
Ao longo da sua carreira, Henrique Cymerman, recebeu cerca de 20 prémios internacionais, entre os eles o Daniel Pearl Award e o New York Festivals Award.
Uma colaboração com o Papa Francisco levou-o a ser nomeado Anjo da Paz, pelo sumo-pontífice.
É autor do livro Vozes do Centro do Mundo: O conflito árabe-israelita contado pelos seus protagonistas, traduzido para seis idiomas.
Esta é uma obra que inclui entrevistas com importantes personalidades da região, tais como: Yasser Arafat; Shimon Peres; o líder do Hamas, Ahmed Yassin; Omar bin Laden, o filho de Osama bin Laden e Mahmoud Abbas.
Foi o autor da última entrevista realizada a Isaac Rabin, 24 horas antes de o primeiro-ministro ter sido assassinado.
Realizou ainda a série de documentários Jihad Now (2016), na qual explora as raízes do Islão radical, Al-Qaeda e Estado Islâmico.
Cymerman nasceu na cidade do Porto, a 23 de Março de 1959. Aos 16 anos decidiu ir para Israel. Licenciou-se na Universidade de Tel Aviv em Ciências Sociais, fez o Mestrado em Ciências Políticas e Sociologia, chegando a ser docente dessa universidade. É fluente em inglês, espanhol, português, francês e hebraico.
Para assistir é necessário fazer uma inscrição obrigatória, clicando aqui.