Sociedade

Ataque informático deixa Politécnico de Leiria sem acesso a plataforma e-learning

2 mai 2023 17:10

Instituição de ensino superior desconhece ainda danos provocados pelo ciberataque

ataque-informatico-deixa-politecnico-de-leiria-sem-acesso-a-plataforma-e-learning
Instituição já tinha sido alvo de algumas tentativas de phishing
Ricardo Graça/Arquivo

Um ataque informático na madrugada de hoje deixou o Politécnico de Leiria sem acesso à sua rede interna. Por precaução a página da instituição de ensino superior foi desligada.

Segundo o JORNAL DE LEIRIA apurou a comunidade educativa deixou de ter acesso às fichas no moddle, uma plataforma de e-learning, impressões e horários, disponíveis online. O acesso aos e-mails da instituição também deixaram de estar disponíveis na intranet.

“O Politécnico de Leiria tem sérias suspeitas de ter sido alvo de um ataque informático, esta terça-feira, dia 2 de Maio, durante a madrugada. Na sequência de um alerta recebido pelo sistema de resposta a incidentes de segurança informática, o Politécnico de Leiria decidiu desactivar o acesso à página de internet como medida de precaução. O acesso às plataformas online e ao e-mail também estão limitados”, confirma a instituição numa resposta escrita enviada ao JORNAL DE LEIRIA.

O gabinete de crise do Politécnico de Leiria está a efectuar a avaliação do sucedido e a averiguar a origem do eventual ataque. A instituição acrescenta que, o Politécnico de Leiria “já tinha sido alvo de algumas tentativas de phishing, mas esta é uma situação diferente que está a ser investigada”.

Neste momento, “ainda não é possível prestar informação relativa a eventuais danos que possam ter sido causados”.

Os serviços informativos do Politécnico de Leiria “estão a envidar esforços com vista a repor o normal funcionamento das plataformas online dentro da maior brevidade possível”.