Economia

Atena compra Cariano e capitaliza empresa de Leiria por 27 milhões de euros

28 dez 2021 12:14

Sociedade de capital de risco adquire empresa da Barosa

atena-compra-cariano-e-capitaliza-empresa-de-leiria-por-27-milhoes-de-euros
Empresa tem instalações na Barosa, em Leiria
DR

A Atena Equity Partners comprou a Cariano, salvando esta empresa da Barosa, tal como o JORNAL DE LEIRIA escreveu em Setembro.

O anúncio da operação de capitalização da empresa do concelho de Leiria, no valor de 27 milhões de euros, foi feito hoje em comunicado pela sociedade de capital de risco, informa o Expresso.

De acordo com o jornal, a Atena Equity Partners comprou a Cariano, empresa de montagem e manutenção de torres eólicas, através de uma operação de dívida em capital.

“A Atena Equity Partners concretizou a capitalização da Cariano em mais de 27 milhões de euros, no seguimento da aprovação do plano de reestruturação e investimento da empresa. A private equity converteu dívida em capital, passando a controlar 100% da empresa juntamente com o CEO (presidente executivo) da empresa, Rui Bacalhau", refere a Atena, citada pelo semanário.

"O crescimento do mercado de energias renováveis, o surgimento de novos segmentos e o aprofundamento das relações com os atuais clientes são catalisadores do desempenho futuro da empresa", comentou Victor Guégués, sócio fundador da Atena Equity Partners, que nesta operação foi assessorada pela sociedade de advogados Garrigues.

Fundada há mais de 40 anos, a Cariano é especializada na montagem e manutenção de torres eólicas em Portugal, bem como de outras infra-estruturas. Quanto a esta gestora de fundos de private equity, comprou há alguns anos a Tecnifreza, a E&T e a Planitec, empresas de moldes da Marinha Grande e de Porto de Mós.