Economia

Aumento dos custos agrava dificuldades de tesouraria e leva empresas a pagar cada vez mais tarde

21 abr 2022 09:00

Apenas 17,3% das empresas em Portugal cumprem os prazos de pagamento. O aumento dos custos de operação, resultado do conflito na Ucrânia e da subida do preço da energia, pode levar a um agravamento dos atrasos, receiam os dirigentes de várias associações empresariais da região

aumento-dos-custos-agrava-dificuldades-de-tesouraria-e-leva-empresas-a-pagar-cada-vez-mais-tarde
Portugal continua a registar atrasos significativos nos pagamentos
Ricardo Graça
Raquel de Sousa Silva

Portugal continua na cauda dos países que cumprem os prazos de pagamento e a situação poderá agravar-se na actual conjuntura, devido à subida dos custos de operação das empresas, decorrente da guerra na Ucrânia e do aumento dos preços da energia.

Uma situação que preocupa os responsáveis das associações empresariais da região ouvidas pelo JORNAL DE LEIRIA.

“O desrespeito pelos prazos de pagamento acordados conduz a dois tipos de ineficiência: operacional e financeira. Em termos operacionais, as empresas gastam tempo e recursos improdutivos apenas para tentar garantir que os seus parceiros de negócios cumpram o que está acordado. São processos desgastantes e que destroem valor”, aponta António Poças.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ