Desporto
Auriol Dongmo garante mínimos europeus no lançamento do peso
A atleta conseguiu a qualificação logo na primeira tentativa, com um lançamento de 19 metros

Auriol Dongmo (Sporting) garantiu a marca de qualificação directa para os Europeus de pista curta, ao conseguir um lançamento de 19 metros – acima dos 18,90 metros exigidos –, que lhe valeu a 'prata' no peso.
O apuramento foi alcançado durante os 39.º Campeonatos de Portugal em pista curta, que se realizaram este último fim-de-semana, em Pombal, numa competição em que a 'leoa', radicada em Leiria, acabou por ceder perante a colega de equipa Jéssica Inchude, ela que, já com marca de qualificação para os europeus de Março em Apeldoorn, Países Baixos, arrebatou o título, após ter lançado a 19,18 metros e ter estabelecido novo recorde pessoal.
Ainda à procura de atingir a melhor forma após um longo período de paragem, Dongmo conseguiu a qualificação logo na primeira tentativa, não mais conseguindo superar a barreira dos 19 metros e classificando-se na segunda posição.
No rescaldo da competição – em que o Sporting venceu 16 títulos em 28 provas –, o responsável leonino Paulo Reis avaliou os dois dias de forma “muito positiva”.
“É uma elevada percentagem, mas é um campeonato individual e houve vários atletas a terem prestações de destaque. Tentámos apoiar e dar-lhes oportunidade para melhorarem as marcas, sabendo que aqui as participações não são restritas”, notou Paulo Reis.
Já depois de garantir que o clube sai de Pombal “bastante contente”, o dirigente de Leiria destacou ainda a prestação das atletas dos ‘leões’ no lançamento do peso.
“O peso feminino esteve em excelente nível. É uma prova sempre mais escondida, mas foi talvez a prova com melhores resultados do campeonato”, sublinhou.