Sociedade

Autarquia da Nazaré quer controlar alcoolemia no local de trabalho

17 out 2022 10:00

Município está a trabalhar na criação de um regulamento interno

autarquia-da-nazare-quer-controlar-alcoolemia-no-local-de-trabalho
.
Ricardo Graça/Arquivo
Daniela Franco Sousa

O Município da Nazaré aprovou na última reunião de câmara avançar com um projecto de regulamento interno para controlo de alcoolemia no local de trabalho.

Para Walter Chicharro, presidente da autarquia, “não é aceitável” que a adicção de um funcionário público possa provocar danos em equipamentos ou acidentar terceiros, o que, em última instância, também pode exigir o apuramento de responsabilidades junto das chefias ou do presidente do município.

Os funcionários públicos têm o “dever de zelo”, realçou o autarca, mencionando um vídeo, ao qual teve acesso, onde um trabalhador da sua autarquia manifestava um comportamento “pouco abonatório”, em espaço púbico.

“Não é uma atitude repressiva” nem dirigida a ninguém em particular, mas há que alertar para comportamentos do género, que devem ter consequências, que podem passar pela abertura de um inquérito, exemplificou.

“Ninguém concorda que haja repressão”, mas se há comportamentos desviantes que acarretam risco, terá de haver consequências, defendeu também Maria de Fátima Duarte (PSD), afastando o cenário de despedimentos.

João Paulo Delgado (CDU) alertou para que não haja perseguição de funcionários, que o regulamento não seja arbitrário e lembrou ainda a necessidade de garantir os direitos associados à protecção de dados pessoais.

Aprovada a intenção de avançar para o projecto de regulamento interno, a Câmara da Nazaré ficou de consultar os sindicatos dos trabalhadores e solicitar parecer à Comissão Nacional de Protecção de Dados.