Saúde

Auto-agendamento para as vacinas contra a gripe e contra a covid-19 a partir de terça-feira

24 out 2021 14:36

Utentes serão convocados através de SMS

auto-agendamento-para-as-vacinas-contra-a-gripe-e-contra-a-covid-19-a-partir-de-terca-feira
.
Ricardo Graça
Redacção/Agência Lusa

A partir de terça-feira, dia 26 de Outubro, os cidadãos com mais de 80 anos, que ainda não foram chamados, poderão fazer o auto-agendamento para a vacinação contra a gripe e para a dose de reforço contra a Covid-19.

A segunda fase da vacinação contra a gripe teve início na segunda-feira, dia 18, para cidadãos com 65 ou mais anos e prosseguirá por ordem decrescente de idades, começando pelos cidadãos com 80 ou mais anos.

“Os utentes serão convocados através de SMS para a toma em simultâneo da vacina contra a gripe e contra a Covid-19 ou apenas para a vacina contra a gripe (se não forem elegíveis para Covid-19)”, refere a Direcção-Geral da Saúde (DGS) em comunicado.

“Poderá haver casos, porém, em que sejam chamados doentes abaixo da faixa que se encontra aberta por já cumprirem todos os critérios de elegibilidade e para não atrasar o processo”, informou a DGS.

Segundo a DGS, o ritmo de vacinação contra a gripe está dependente da entrega de vacinas e sujeita a ajustes conforme a disponibilidade. No entanto, a partir do início de Novembro, "prevê-se que o número de vacinas seja suficiente para acelerar o ritmo da vacinação".

Até agora, foram vacinadas contra a gripe 279 mil pessoas. A terceira dose contra a Covid-19 foi administrada a 123 mil pessoas, sendo que 85,7% da população tem já as duas doses.