Economia

Baker & Baker compra fábrica de pastéis de nata em Peniche

6 set 2022 16:30

Peipen produz cerca de mil toneladas por ano

baker-and-baker-compra-fabrica-de-pasteis-de-nata-em-peniche
Baker & Baker passar a contar com três fábricas em Portugal
DR

A Baker & Baker acaba de anunciar a sua “primeira aquisição estratégica” desde que se tornou uma companhia “dedicada exclusivamente a produtos de padaria e pastelaria”, com a compra da Peipen.

Situada em Peniche, esta empresa é “um dos principais produtores de pastel de nata, em grande parte de produção artesanal”.

Foi adquirido o portfolio de clientes, “bem como todo o equipamento e maquinaria, assumindo a Baker & Baker total responsabilidade pela equipa existente e um contrato de aluguer de longa duração junto dos proprietários do imóvel”.

Os cerca de 60 colaboradores da Peipen foram todos incorporados na Baker & Baker Portugal no início de Setembro, adianta uma nota de imprensa divulgada hoje.

A Peipen “tem sido um fornecedor directo da Baker & Baker desde há vários anos”, revela uma nota da compradora, que adianta que “com esta aquisição fica assegurado o fornecimento e crescimento a longo prazo, ao mesmo tempo que possibilita a instalação de linhas de produção adicionais para padaria e pastelaria”.

“A fábrica de Peniche é uma moderna unidade de produção de pastelaria, com elevada qualidade, certificada pelas IFS e FDA. Originalmente detida pela Unilever, possui uma área de produção total de 5.000 metros quadrados. Actualmente produz cerca de 1.000 toneladas por ano, sendo que a Baker & Baker planeia para breve a introdução de equipamentos e linhas de produção adicionais”.

O pastel de nata, “o mais popular doce típico de Portugal, tem apresentado um forte crescimento nos últimos anos em clientes de retalho e foodservice no Reino Unido e na Europa. As vendas anuais de pastel de nata da Baker & Baker têm registado nos últimos anos valores muito significativos e na sequência desta aquisição espera-se um incremento das vendas e ganhos na distribuição”, aponta a empresa.

Na Peipen são actualmente produzidos também outros produtos alimentares, cuja descontinuação está programada para final de 2022, permitindo a expansão da área produtiva exclusivamente para produtos de padaria e pastelaria.

Com a compra da unidade de Peniche, a Baker & Baker passa a contar com três fábricas em Portugal (já tinha uma em Santo Tirso e outra em São João da Talha) e “dá continuidade ao crescimento orgânico de longo prazo projectado para a Península Ibérica”.

“Estamos entusiasmados com a aquisição da Peipen. É um negócio sólido e que nos tem suportado enquanto fornecedor desde há vários anos”, afirma John Lindsay, CEO europeu da Baker & Baker.

“Estamos confiantes de que a Baker & Baker Peniche poderá trazer ainda mais crescimento ao nosso negócio, através de novos clientes para pastel de nata e introdução de novas gamas de especialidades de pastelaria”, acrescenta.

Sediada no Reino Unido, a Baker & Baker é um dos principais fornecedores de produtos de padaria e pastelaria da Europa, assumindo-se como líder de mercado nas categorias de booguies, muffins, brownies, cookies, bolos, pães especiais e viennoiserie.