Sociedade
Batalha comemora o 170.º aniversário do nascimento de Mouzinho de Albuquerque
As celebrações acontecem nos dias 15, 19 e 20 de Julho, em articulação com o Exército Português

O Município da Batalha e o Exército Português promovem, nos dias 15, 19 e 20 de Julho, as comemorações do 170.º aniversário do nascimento de Mouzinho de Albuquerque, patrono da Arma de Cavalaria Portuguesa.
O programa inicia-se amanhã, pelas 18 horas, no auditório municipal da Batalha, com a palestra “A vida e os feitos de Mouzinho de Albuquerque” e, no dia 19, é inaugurada uma exposição de meios, equipamentos e actividades da Arma de Cavalaria, aberta ao público, e lançadas publicações das Unidades de Cavalaria do Exército Português, destacando o “legado, a modernidade e a acção das forças montadas”, esclarece a autarquia.
A visita à exposição de artigos sobre Mouzinho de Albuquerque, no Posto de Turismo da Batalha, é também um ponto de paragem no dia 19, cuja jornada termina com um concerto da Orquestra Ligeira do Exército, aberto à comunidade.
A 20 de Julho, terá lugar o momento solene das comemorações, com uma missa de sufrágio que homenageia este herói militar, no Mosteiro da Batalha e com transmissão televisiva em directo, seguida pela Cerimónia Militar, com a presença em parada de forças do Regimento de Lanceiros n.º 2, Regimento de Cavalaria n.º3, Quartel de Cavalaria e Regimento de Cavalaria n.º 6.
“Estas comemorações constituem uma oportunidade única para o público contactar com a história, os valores e as capacidades actuais da Arma de Cavalaria, ao mesmo tempo que se presta homenagem à figura ímpar de Joaquim Augusto Mouzinho de Albuquerque, símbolo de coragem, liderança e dedicação à Pátria”, acrescenta o Município da Batalha, em comunicado de imprensa.