Viver

Batalha discute música, tradição e património imaterial no “Falando de Etnografia”

30 mar 2022 16:06

Evento contará com actuações de grupos de todo o País

batalha-discute-musica-tradicao-e-patrimonio-imaterial-no-falando-de-etnografia
.
DR

A 18.ª edição do evento Falando de Etnografia e o segundo Encontro de Tocadores de Instrumentos Tradicionais terão lugar a 10 de Abril na Quinta do Sobrado, na Batalha.

Um almoço de convívio às 12:30 horas precederá o encontro, que começa às 14:30 horas. A organização é do Rancho Folclórico do Penedo (Batalha).

João Cerejo Lameiro será o moderador do "Falando de Etnografia", que contará com três palestras.

A ex-presidente da Associação Folclórica da Região de Leiria-Alta Estremadura, Ana Rita Leitão, apresentará o tema “Organizar eventos culturais”, enquanto Marco Tomaz trará à mesa a “Transposição de recolhas para pautas”. Por último, a “Transposição do cancioneiro em pautas” será o tema do professor e músico Américo Magalhães.

O segundo Encontro de Tocadores de Instrumentos Tradicionais, organizado pelo Rancho Folclórico do Penedo, contará com actuações de diversos grupos de todo o País.

Entre os nomes anunciados estão Os Amigos da Concertina, do Minho; o Grupo de Cantares de Alfândega da Fé, de Bragança; o Grupo de Cavaquinhos da Associação Serviço e Socorro Voluntário de São Jorge, do concelho de Porto de Mós; Os Amigos do Cavaquinho; da Batalha estarão presentes o grupo musical 3empipa, grupo que propõe uma alternativa à música tradicional, e que, através da aprendizagem de instrumentos tradicionais tocam instrumentos mais contemporâneos, como a guitarra eléctrica ou teclados, em temas populares conhecidos - e o Grupo de Música Popular do Penedo.