Viver

Batalha inicia classificação da “Procissão dos Caracóis” como Património Cultural Imaterial

14 mar 2022 11:15

A campanha Vamos ajudar a classificar a Procissão dos Caracóis como património cultural imaterial incluirá a realização de uma exposição fotográfica alusiva às procissões

batalha-inicia-classificacao-da-procissao-dos-caracois-como-patrimonio-cultural-imaterial

O Município da Batalha anunciou hoje que vai iniciar o processo de classificação da Procissão dos Caracóis como Património Cultural Imaterial, estando prevista uma campanha para reunir contributos.

Vamos ajudar a classificar a Procissão dos Caracóis como património cultural imaterial é o mote da campanha que marca o início do processo de classificação como Património Cultural Imaterial da “secular” celebração das Festas de Nossa Senhora do Fetal, no Reguengo do Fetal, concelho da Batalha, informa uma nota de imprensa do município.

A primeira procissão realiza-se no último sábado de Setembro, à noite, quando a imagem de Nossa Senhora parte da Ermida do Fetal para a igreja paroquial. No sábado seguinte, também à noite, a imagem faz o percurso inverso, devolvendo a imagem ao Santuário.

O processo de classificação desta singular manifestação religiosa envolve a paróquia e a Junta de Freguesia de Reguengo do Fetal, a Câmara da Batalha e o Museu da Comunidade Concelhia, refere a mesma nota.

“Constitui condição fundamental para a classificação a património cultural imaterial que a tradição/manifestação continue viva. E é exatamente o que acontece no Reguengo do Fetal. A “Procissão dos Caracóis” revela-se actualmente como o evento de maior expressão popular, envolvendo todas as gerações, incluindo os emigrantes desta localidade quem, anualmente, regressam dos mais variados locais propositadamente para participar na iniciativa”, lê-se no comunicado.

Segundo a autarquia liderada por Raul Castro, o “processo de instrução da candidatura apresenta-se complexo”, sendo necessário cumprir um conjunto de requisitos técnicos definidos. Numa primeira fase, o trabalho será efectuado em articulação com a Direcção-Geral de Cultura do Centro para, depois, ser submetido ao inventário nacional, através da Direcção-Geral de Património Cultural.

O carácter secular desta tradição tem vindo a ser registado em diversos documentos como fotografias, vídeos, artigos de jornal, livros, entre outros suportes que, agora, importa recolher com a importante participação de todos.

A campanha Vamos ajudar a classificar a Procissão dos Caracóis como património cultural imaterial incluirá a realização de uma exposição fotográfica alusiva às procissões, a exibir na Galeria do Posto de Turismo da Batalha, em dezembro.

Para colaborar nesta campanha, a organização criou o email procissaodoscaracois@gmail.com para onde devem ser enviados todos os contributos.

Atendendo à relevância religiosa, cultural e patrimonial da procissão dos Caracóis do Reguengo do Fetal, Raul Castro, citado na nota de imprensa, referiu que a equipa constituída “irá promover todos os esforços no sentido do reconhecimento desta manifestação como Património Cultural Imaterial”.

“Ao encetarmos o processo de classificação da Procissão dos Caracóis como património cultural imaterial, estamos a contribuir para perpetuar esta manifestação singular da nossa região”, acrescentou Raul Castro.