Sociedade

Batalha muda biblioteca municipal para a Casa do Conhecimento e Juventude

20 set 2022 12:01

Espaço que até agora acolheu a biblioteca será ocupado com o serviço de obras particulares da câmara.

batalha-muda-biblioteca-municipal-para-a-casa-do-conhecimento-e-juventude
Biblioteca da Batalha está, desde hoje, a funcionar em novas instalações
CMB

A Biblioteca Municipal da Batalha José Travaços Santos tem, a partir de hoje, novas instalações. Passa a funcionar na Casa do Conhecimento e da Juventude, um espaço que resultou da requalificação do edifício do antigo hospital da misericórdia.

Inaugurada em 2019, a Casa do Conhecimento destinava-se à promoção do empreendedorismo jovem e ao coworking, mas nunca funcionou em pleno. Essas valências serão, "a breve prazo", transferidas para os antigos Paços do Concelho (edifício Dr. Gens).

Por seu lado, o espaço até agora ocupado com a biblioteca irá acolher o serviço de obras particulares da câmara, de forma "a garantir um melhor atendimento aos munícipes e melhorar as condições de trabalho dos colaboradores", refere uma nota de imprensa da autarquia.

Nesse comunicado, o município explica que a relocalização da biblioteca "insere-se numa lógica de revitalização" da Casa do Conhecimento, "um edifício histórico, totalmente requalificado em 2019 com apoios da União Europeia".

A câmara frisa que, com a mudança de uso, "manter-se-á o principal desígnio associado a este imóvel histórico da Batalha, o da promoção do conhecimento e a fruição do mesmo pelos jovens".

O espaço, após algumas adaptações, conta com centenas de publicações disponíveis aos leitores, equipamento informático e zonas de leitura. A nota da autarquia destaca ainda a vista "soberba e única" sobre o centro histórico da vila, nomeadamente para o Mosteiro da Batalha.