Sociedade

Batalha vai ganhar Centro de Actividades e Capacitação para a Inclusão

2 set 2022 13:25

Aprovada candidatura da associação Casa do Mimo ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), que garante apoio de quase 620 mil euros.

batalha-vai-ganhar-centro-de-actividades-e-capacitacao-para-a-inclusao
Centro será construído em antiga escola primaria localizada em Vila Facaia
DR

A associação Casa do Mimo, na Batalha, viu aprovada a candidatura que apresentou ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) para a criação de um Centro de Actividades e Capacitação para a Inclusão (CACI).

Com a aprovação do projecto, a instituição assegura um financiamento, a fundo perdido, de quase 620 mil euros, destinado à criação da nova resposta social.

Com capacidade para 25 utentes, o CACI da Casa do Mimo será instalado no espaço da antiga escola primária localizada em Vila Facaia.

Os centros de actividades e capacitação para a inclusão “assumem-se como respostas sociais de base comunitária que visam promover a autonomia, a qualidade de vida e a valorização pessoal e profissional das pessoas com deficiência”, salienta uma nota de imprensa da câmara.

Citado naquele comunicado, o presidente do Município, Raul Castro, considera a aprovação da candidatura “uma excelente notícia” para o concelho e para a Casa do Mimo, por assegurar financiamento para a construção de uma resposta social de “grande relevância”.

No entender do autarca, trata-se de um projecto de “enorme valia” para este território, vocacionado para desenvolver “actividades ocupacionais destinadas a pessoas com deficiência com o intuito de promover a sua qualidade de vida e possibilitar maior acesso e relação com a comunidade”.

O processo foi iniciado no anterior mandato autárquica A empreitada chegou a ser adjudicada em Junho do ano passado por 286 mil euros (acrescidos de IVA), mas já no actual mandato acabou suspensa.

Após “uma ampla reformulação dos projectos de arquitectura e das especialidades”, o projecto “foi devidamente aprovado pela Segurança Social e demais entidades intervenientes no processo, cumprindo todas as exigências, inclusive as relativas à eficiência energética”, recorda a nota de imprensa da câmara.