Viver
Biblioteca da cimenteira da Maceira guarda núcleo de livro antigos
Um exemplar da primeira edição de A Mensagem, que chegou à Casa de Pessoal da fábrica de cimentos uma semana após a publicação da obra é um dos cerca de 2.500 exemplares do acervo.
O autor descreve-o como um “livro pequeno de poemas”. Falamos de A Mensagem, a única obra poética de Fernando Pessoa publicada durante a sua vida. A primeira edição saiu a 1 de Dezembro de 1934 e uma semana depois já estava disponível na biblioteca da Casa de Pessoal da Fábrica de Cimentos de Maceira- Lis (agora designada por Secil).
A obra, composta por 44 poemas entre os quais Mar Português, é um dos cerca de 2.500 exemplares que constituem o espólio desta biblioteca, criada no mesmo ano da publicação de A Mensagem com um duplo objectivo: contribuir para a “instrução” dos trabalhadores da cimenteira e como entretenimento, funcionando também como sala de leitura, que, além de livros, disponibilizava jornais e revistas.
Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?
Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.