Sociedade

Bloco questiona Governo sobre risco de abatimento do pavimento da A8

22 fev 2020 20:00

Em causa estará risco de abatimento junto à Mina de Ribeiro Seco, junto de Alcobaça e Nazaré

bloco-questiona-governo-sobre-risco-de-abatimento-do-pavimento-da-a8
Estado da via preocupa bloquistas
DR
"A mina de Ribeiro Seco já parcialmente explorada por duas pedreiras e poderá expandir-se até uma área total de 67,6 hectares nos concelhos de Alcobaça e Nazaré, caso a sua exploração venha a ser concessionada", começou por explanar o Bloco de Esquerda, ontem, ao Governo.
 
"Em Novembro de 2019 a Quercus - Associação Nacional de Conservação da Natureza alertou para o risco de abatimento do pavimento da Autoestrada 8 (A8) no troço de Valado dos Frades - Pataias que será atravessada pela área de concessão da mina. A 10 de Janeiro de 2020 a empresa Theia identificou um abatimento do pavimento da A8 junto à mina de Ribeiro Seco, recorrendo a imagens de satélite que revelam 'uma velocidade de abatimento do pavimento da auto-estrada e zona envolvente na ordem dos dois centímetros por ano'", recordou o Bloco.
 
"O risco de abatimento do pavimento da A8 é particularmente preocupante se for tido em conta que o troço Valado dos Frades - Pataias é usado por centenas de milhares de utentes todos os anos", prosseguiu.
 
 
"Atendendo ao exposto, e ao abrigo das disposições constitucionais e regimentais aplicáveis, o Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda vem por este meio dirigir ao Governo, através do ministro das Infra-estruturas e a Habitação as seguintes perguntas: o Governo tem conhecimento da situação aqui exposta? A Infra-estruturas de Portugal realizou acções de inspecção ao pavimento da A8 no troço Valado dos Frades - Pataias junto à Mina do Ribeiro Seco? Em caso afirmativo, em que datas se realizaram as acções de inspecção e quais foram as principais conclusões?", questionaram os bloquistas.
 
E prosseguiram: "o Governo confirma o abatimento do pavimento da A8 junto à mina de Ribeiro Seco? Em caso afirmativo que medidas pretende o Governo tomar para salvaguardar a segurança dos utentes da A8? O Governo considera que a exploração mineira de Ribeiro Seco tem condições para ser expandida de acordo com as intenções da entidade promotora caso se venha a confirmar oficialmente o abatimento do pavimento da A8 junto à mina?"