Sociedade
Bombarral inaugura centro interpretativo da Batalha da Roliça
Núcleo museológico é um espaço de preservação da memória histórico-militar da batalha travada em 1808, que foi a primeira vitória da aliança anglo-lusa sobre as tropas de Napoleão
O Núcleo Interpretativo da Batalha da Roliça, no Bombarral, abre portas este domingo, com inauguração a decorrer pelas 15 horas.
O espaço funcionará na antiga escola primária da Columbeira e pretende perpetuar a memória histórico-militar e cultural da batalha, travada a 17 de agosto de 1808, na localidade da Roliça e que foi a primeira vitória alcançada pela aliança anglo-lusa sobre as tropas francesas de Napoleão Bonaparte.
Com este no espaço, a Câmara do Bombarral visa “contribuir para a dinamização, valorização e promoção do património histórico-cultural decorrente dos acontecimentos militares de 17 de agosto de 1808”, refere uma nota da autarquia, divulgada em Junho.
Na ocasião, a autarquia explicou que a intervenção na antiga escola, para adaptar o espaço a núcleo museológico, contemplou a recuperação do piso, pintura de paredes interiores e exteriores e a requalificação e adaptação das instalações sanitárias.
Já os trabalhos de exterior incidiram sobre a recuperação da cobertura, a construção de um muro e de uma rampa acessível, bem como a recuperação da fonte de água ali existente.
A batalha da Roliça foi o primeiro grande confronto na Península Ibérica entre as forças portuguesas e inglesas e as tropas francesas. Estas, saíram derrotadas.