Sociedade

Bombeiros de Porto de Mós festejam 75 anos com cinco novas viaturas

28 mai 2025 09:00

Aniversário foi assinalado, no domingo, numa cerimónia marcada por homenagens e entrega de viaturas à corporação

bombeiros-de-porto-de-mos-festejam-75-anos-com-cinco-novas-viaturas
Sessão solene realizou-se no domingo
DR

Os Bombeiros Voluntários de Porto de Mós comemoraram, no domingo, 75 anos, uma data que foi assinalada com várias homenagens e a entrega de cinco novas viaturas, entre quais um veículo florestal de combate a incêndios, que faz parte de um lote de 16 financiados pela Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria a distribuir pelas corporações deste território.

Os Bombeiros de Porto de Mós ganharam ainda uma nova ambulância, uma viatura de transporte de doentes, um veículo ligeiro de combate a incêndios e um auto-tanque. “Hoje, o problema das corporações não é tanto os meios materiais que, com maior ou menor esforço, se vão conseguindo, mas a dificuldade de recrutamento de meios humanos”, reconhece António José Ferreira, presidente da Direcção, que alerta para a necessidade de “repensar o modelo de voluntariado” em que está assente a actividade dos bombeiros.

Entre os homenageados, estiveram, a título póstumo, o comendador Artur Meneses, mecenas da insituição, e Lícinio Moreira da Silva, João Cordeiro e José Gomes, que integraram os órgãos sociais da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Porto de Mós. Foram ainda distinguidos os doissócios fundadores da corporação ainda vivos e o presidente da Câmara Municipal, Jorge Vala.

Para assinalar o seu 75.º aniversário, a corporação está também a preparar a publicação de um livro sobre a sua história e a ultimar a recuperação da primeira viatura que adquiriu, um veículo de marca Bedford comprado em 1952 – dois anos depois da criação do corpo de bombeiros – e que saiu de serviço há cerca de 50 anos, pouco depois de combater no grande incêndio que destruiu o Hotel Central, em Leiria.