Legislativas 2024

Brilhante Dias, cabeça de lista do PS por Leiria promete mais trabalho na Saúde, Infraestruturas, Ambiente, Cultura e Economia

25 fev 2024 18:30

Secretário-geral do PS, Pedro Nuno Santos, visitará o distrito na quarta-feira, dia 28

brilhante-dias-cabeca-de-lista-do-ps-por-leiria-promete-mais-trabalho-na-saude-infraestruturas-ambiente-cultura-e-economia
Foram hoje apresentados os 15 candidatos pelo distrito de Leiria às legislativas
Fotografia: Jacinto Silva Duro
Jacinto Silva Duro

O Teatro Miguel Franco, em Leiria, recebeu hoje a sessão de apresentação dos 15 candidatos à Assembleia da República nas eleições legislativas do dia 10 de Março.

A lista é liderada por Eurico Brilhante Dias, que ocupou no mandato que agora cessou o lugar de líder parlamentar do PS.

O candidato, que foi eleito por Leiria nas eleições de 2022 apresentou à plateia de apoiantes o compromisso eleitoral do PS para o distrito de Leiria. 

Ao todo, o programa conta com 15 pontos, e o cabeça-de-lista às legislativas aproveitou a ocasião para avançar algumas explicações sobre eles. 

Saúde: "Até 2026, vamos ter grandes dificuldades em ter mais médicos, mas temos melhores condições para prosseguir o investimento nas infraestruturas, no Oeste, na Unidade Local de Saúde de Leiria, no Hospital de Santo André, nos novos centros de saúde", afirmou. Adiantou ainda que será possível, "progressivamente", fixar mais médicos com a política salarial que o PS está a colocar em prática.  

Infraestruturas: "A linha do Oeste já tem estudos e há projectos mais para Norte. Leiria tem de ter uma estação de alta velocidade, e esse é um combate que assumimos. Na rodovia temos de levar a cabo a requalificação do IC8, continuar a requalificação do IC2 e lançar os estudos sobre o IC11. Além de garantir que, na Batalha, o IC9 pode ter uma ligação a São Mamede. Estudar uma solução na A19 para não penalizar com poluição o Mosteiro da Batalha."

Ambiente: "Projectos para o aproveitamento e valorização económica de resíduos das suiniculturas. É um projecto que tem que continuar. Tem investimento estrangeiro. E temos de resolver, de uma vez por todas, o problema dos resíduos das suiniculturas e dos efluentes suinícolas. 

Economia: "Aproveitamento da autonomia e as novas competências das comunidades intermunicipais. Quer a da região de Leiria, quer da do Oeste. Podemos captar mais investimento, em particular na zona do Pinhal. Temos de levar para a frente, no quadro do PT 2030, o plano de acção do Pinhal Interior. Uma convergência única de cinco CIM. Muito apadrinhada e acompanhada, não só pela CCDR. Pedrógão, Castanheira de Pera, Alvaiázere, Ansião e Figueiró dos Vinhos merecem que este esforço seja o elemento central para fixar pessoas e dar oportunidades de vida naqueles territórios do interior do distrito."

Cultura: "Uma agenda cultural mais rica no distrito, acompanhando também, em grande medida, o esforço dos autarcas."

Eurico Brilhante Dias garantiu que a uma agenda do PS para o distrito, nas eleições de 10 de Março é "positiva".

"Vamos, de mão-em-mão, casa a casa, bairro a bairro, vamos entregar um compromisso de continuar querer merecer a confiança dos portugueses", declarou.

Recordando que foi eleito pelo distrito de Leiria, há dois anos, disse que os últimos dois anos, fizeram de si um cidadão do distrito de Leiria, "que acompanha a agenda do distrito e das suas preocupações, das suas prioridades", e que "se sente preparado para ser um protagonista do desenvolvimento do distrito de Leiria", com "a força da massa humana do PS".

O candidato anunciou ainda que o secretário-geral do PS, Pedro Nuno Santos, visitará o distrito na quarta-feira, dia 28, deslocando-se à Startup Leiria, de manhã e passando resto do dia a visitar outros pontos do território.

Arranque no Teatro Miguel Franco, em Leiria, da campanha do PS 2024
Fotografia: Jacinto Silva Duro