Viver

Cabaret Voltaire. Em “tempos instáveis”, a S.A. Marionetas recupera a “loucura dadaísta” para “falar de liberdade”

19 jun 2025 08:00

O novo espectáculo do colectivo de Alcobaça é uma experiência que recria o histórico café em Zurique que durante a primeira guerra mundial acolheu artistas de vários países que fugiam do nazismo

cabaret-voltaire-em-tempos-instaveis-a-sa-marionetas-recupera-a-loucura-dadaista-para-falar-de-liberdade
Natacha Costa Pereira, José Manuel Valbom Gil e Sofia Olivença Vinagre
DR

“Uma produção arrojada”, mistura “entre choque, informação e divertimento” – e os dias que se vivem justificam-na. “É o que a companhia costuma fazer de espectáculo para espectáculo: surpreender o público com uma atitude nova e uma abordagem nova”, comenta José Gil. “O tema, o tipo de técnica, tudo diferente da última coisa que fizemos”.

Com estreia agendada para o próximo fim-de-semana no Cineteatro João d’Oliva Monteiro, em Alcobaça, Cabaret Voltaire recria o café fundado no ano de 1916 em Zurique por Hugo Ball e Emmy Hennings – “um local seguro de efervescência criativa” – e presta homenagem ao dadaísmo, que nasceu ali, mas, sobretudo, permite ao colectivo S.A. Marionetas “falar de liberdade, inovação e salvação através da arte”, em “tempos tão instáveis como os que atravessamos hoje”.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ