Sociedade

Cadastrado cometeu dois assaltos em Leiria e agora ficou em prisão preventiva

22 jan 2026 16:11

Suspeito já cumpriu pena de prisão em Aveiro, por crime contra a propriedade, em 2023

cadastrado-cometeu-dois-assaltos-em-leiria-e-agora-ficou-em-prisao-preventiva

Um homem de 24 anos, com antecedentes criminais, foi detido pela prática do crime de furto no interior de um estabelecimento comercial, o segundo este mês, e vai ficar em prisão preventiva a aguardar o desenrolar do processo.

Segundo uma nota do Comando Distrital da PSP de Leiria, no dia 17 de Janeiro, a PSP foi alertada por moradores, que relataram o "estrondo provocado pelo arrombamento da montra de um estabelecimento situado na Rua 25 de Abril, em Leiria.

"De imediato, os polícias dirigiram-se ao local, tendo localizado e interceptado o homem ainda na via pública, na posse de uma gaveta de caixa registadora e de um saco de grandes dimensões contendo diversos artigos de vestuário, perfumes e dinheiro, avaliados em cerca de 500 euros", acrescentou.

A PSP informa que o homem assumiu voluntariamente a autoria do assalto, tendo sido apreendidos todos os artigos e valores que transportava, que foram posteriormente restituídos ao legítimo proprietário.

"O homem possui antecedentes criminais, incluindo um crime semelhante ocorrido no dia 3 de Janeiro de 2026, na cidade de Leiria, no qual subtraiu bens no valor de cerca de 150 euros, tendo sido notificado para comparecer em tribunal, o que não cumpriu", refere a PSP.

Consta ainda do seu histórico criminal o cumprimento de pena de prisão em Aveiro, por crime contra a propriedade em 2023, ano  em que "já tinha sido inclusivamente detido, em Leiria, pelo crime de imigração ilegal".

Para além destes factos, o homem é suspeito de outros furtos em estabelecimentos comerciais das cidades de Leiria e de Lisboa, encontrando-se tais situações em investigação pela PSP.

Após ter sido presente ao juiz de instrução do Tribunal do Leiria, foi-lhe aplicada a medida de coacção de prisão preventiva.