Sociedade

Cadastrados detidos em operação da PSP por suspeita de crimes violentos

22 mar 2023 17:01

Três homens suspeitos de agredirem proprietários de estabelecimento de restauração

cadastrados-detidos-em-operacao-da-psp-por-suspeita-de-crimes-violentos
Operação policial decorreu em Peniche na madrugada de terça-feira
PSP

Três homens, com idades entre os 30 e os 38 anos, foram detidos numa operação liderada pelo Comando Distrital da PSP de Leiria, na madrugada de terça-feira, através da Esquadra de Peniche, por suspeita de envolvimento em diversos crimes violentos e graves.

A operação inseriu-se no âmbito de uma investigação criminal iniciada na sequência de uma situação de violentas agressões aos proprietários de um estabelecimento de restauração, na cidade de Peniche.

Os homens são suspeitos ainda de resistência e coação a polícias do serviço de patrulha, "cujas diligências realizadas e a constante pesquisa de notícias desenvolvidas pelos polícias da estrutura da investigação criminal, permitiu perceber que os suspeitos teriam sido autores de outros ilícitos", lê-se num comunicado da PSP.

Numa investigação "relâmpago, sempre com o intuito de procurar fazer cessar esta actividade criminosa e devolver a calma à comunidade residente no concelho de Peniche", em estreita articulação com o Departamento de Investigação e Acção Penal local, a PSP reuniu prova suficiente, relativa à actividade que os suspeitos desenvolviam, levando à emissão de cincomandados de busca domiciliária, cinco mandados de detenção fora de flagrante delito e quatro mandados de busca não domiciliária.

A operação policial, que envolveu reforços da estrutura da investigação criminal e intervenção rápida do Comando Distrital de Leiria, bem como das várias valências da Unidade Especial de Polícia e do Comando Metropolitano de Lisboa, resultou na apreensão de uma reprodução de arma de fogo e uma moca.

Os detidos, com vasto leque de antecedentes criminais, serão presentes à autoridade judiciária para que lhes sejam aplicadas medidas de coacção.

A PSP de Leiria revela que um dos detidos tinha um mandado de detenção pendente para cumprir pena de prisão efectiva por ilícitos praticados e já julgados no passado.

"Consideramos que com estas operações policiais o Comando Distrital de Leiria demonstra continuar a dificultar a actividade criminosa de quem se dedica às mais diversas tipologias criminais, procurando, com esta acção policial em concreto, devolver e reforçar a tranquilidade pública da comunidade residente, nomeadamente do concelho Peniche, relevando que dará cabal resposta a todos os atos criminosos, nomeadamente contra grupos vulneráveis e contra polícias", refere o comunicado.