Sociedade

Cadeira inclusiva une jovens e idosos da Vieira na mesma direcção

1 jan 2026 11:00

Projecto foi apresentado em Dezembro na Junta de Vieira de Leiria

cadeira-inclusiva-une-jovens-e-idosos-da-vieira-na-mesma-direccao
.
DR
Daniela Franco Sousa

Para aproximar gerações e promover o bem-estar físico e emocional de idosos e crianças, a Associação de Promoção Social - Jardim dos Pequeninos, em Vieira de Leiria, lançou, nada mais nada menos do que uma bicicleta.

Mas não se trata de um simples meio de transporte, conta Joaquim Lourenço, presidente desta Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS). Em causa está um veículo para a inclusão, que aproxima crianças e idosos, que tem uma “energia fantástica”, capaz de contagiar a comunidade. Movida a pedais e energia eléctrica, esta iadaptada foi especialmente concebida em articulação com a empresa IBH, de Anadia.

“Foi pensada para ser guiada por alguém da associação e para transportar duas crianças, ou uma criança e um idoso, e até pode ser usada por um idoso em cadeira de rodas”, explica Joaquim Lourenço.

Especialista na primeira infância, a IPSS não deixa de querer dar respostas aos idosos, outro público que também mereceu a preocupação do padre Franklin Henriques da Cunha, fundador da associação. Criar um lar não é a única forma de apoiar os mais velhos. Há muitas maneiras indirectas de o fazer, acredita Joaquim Lourenço.

Percorrendo “rotas da alegria” e em segurança, os idosos podem ver e ser vistos por quem passa, enquanto trocam palavras e experiências com os mais novo. Seja numa ida à pasteleria, seja numa visita à Praia da Vieira, exemplifica o presidente da IPSS.

A associação tem a ambição de aumentar a frota e, em parceria com a Câmara da Marinha Grande, poder colocar em circulação “mini-bus”, que possam ser conduzidos por uma funcionária da IPPS e transportar seis crianças.

Com a gestão da creche da Ivima a cargo desta instituição, será uma forma original de promover as deslocações das crianças aos parques verdes da cidade, salienta Joaquim Lourenço.

O projecto social foi apresentado dia 20 de Dezembro na Junta de Freguesia de Vieira de Leiria e foi apadrinhado pelo psicólogo Paulo Sargento e pelo professor Fernando Batista.