Viver

Caldas da Rainha mostra novos filmes portugueses

20 set 2025 15:00

Termina hoje a segunda edição do Caldas Film Fest, com 19 filmes em exibição

caldas-da-rainha-mostra-novos-filmes-portugueses
Skate and create, uma das categorias do certame
DR

Na segunda edição do Caldas Film Fest, deixa de haver competição entre filmes. “Em vez de escolher vencedores, escolhemos celebrar todos”, explica a organização. “Procuramos criar um ambiente mais saudável, onde o foco está na partilha sincera de olhares, processos e inquietações”.

O festival promovido pelo Cineclube de Caldas da Rainha termina neste sábado e acontece em espaços que “tentam renovar a ideia de sala de cinema”. Propõe-se divulgar “o cinema nacional, com especial atenção a novos realizadores e obras independentes”. A entrada é livre e todas as obras têm a duração máxima de 30 minutos.

Este ano, o Caldas Film Fest contempla cinco categorias nos géneros documentário, ficção e animação: nacional, estudantes, experimental, caldenses e skate and create.

Pensado para criar experiências, partilha e convívio, tem também como ambição integrar a comunidade local e seus colectivos culturais nas várias actividades propostas.

“Para além das exibições de filmes, o festival inclui debates, workshops e momentos de convívio”, lê-se na nota de divulgação. “Queremos trazer o cinema para fora do seu contexto, criando espaços alternativos [e] apostando numa programação que se afaste dos circuitos comerciais”.

Estão previstas cinco sessões, com um total de 19 filmes, que se dividem por espaços museológicos, de saúde e expositivos, antecipa o Cineclube. “Para esta segunda edição, reforçamos o desejo de tornar o festival num evento de referência a nível regional e nacional”.