Sociedade

Câmara da Marinha Grande apoia com 400 mil euros 37 associações do concelho

23 ago 2022 11:07

Foram contempladas entidades de cultura, recreio, desporto não federado e área social

camara-da-marinha-grande-apoia-com-400-mil-euros-37-associacoes-do-concelho
.
Ricardo Graça

O Município da Marinha Grande vai atribuir 400 mil euros a 37 associações do concelho. O apoio foi aprovado na reunião de câmara de ontem e contempla entidades das áreas da cultura, recreio, desporto não federado e área social.

Os montantes atribuídos servem para apoiar "o desenvolvimento do plano anual de actividades, aquisição de equipamento e de viaturas e realização de obras de conservação", explica a autarquia em comunicado.

"Estes apoios visam reconhecer a importância do papel fundamental e insubstituível, em vários domínios, das associações voluntárias do concelho, quer nos planos social, cultural, recreativo, desportivo, do desenvolvimento comunitário e económico, dada a sua forte dinâmica na comunidade marinhense", justifica o município.

"As verbas aprovadas decorrem das candidaturas apresentadas pelas associações, em Dezembro de 2021, ao RMAA (Regulamento Municipal de Apoio às Instituições de Cultura, Recreio e/ou Desporto) e ao RMAIS (Regulamento Municipal de Apoio às Instituições Sociais), instrumentos que regulam a forma de atribuição destes apoios, aprovados no anterior executivo por unanimidade", especifica a câmara.

Este ano, "o município aumenta o investimento para as despesas correntes do Plano de Actividades e os montantes do investimento são proporcionais às candidaturas. Assiste-se ainda ao incremento do número das associações apoiadas, das 18 do ano passado, para as 37 instituições agora contempladas", realça a autarquia.

"Além da verba global de 400 mil euros, acresce o investimento de 350 mil euros para o desporto federado anteriormente aprovado", refere ainda. À atribuição das verbas financeiras aprovadas, soma-se "o apoio do município no investimento em material para ceder às associações, no apoio não financeiro com cedência de material e equipamento, apoio técnico, na formação e capacitação dos agentes associativos", frisa a câmara.

O município informa ainda que "está também a adquirir uma plataforma informática de gestão do associativismo, a investir na dinamização de um programa de actividades que crie espaços que permitam às associações encontrar outras formas de rentabilizarem a sua actividade (Projecto Associações em Acção) e a apostar num Plano Estratégico de Desenvolvimento Desporto, Juventude e Associativismo".