Desporto

Câmara de Leiria apresenta 16 percursos pedestres e a sua digitalização

28 fev 2022 17:18

Foi ainda divulgado portal Leiria Cidade Europeia do Desporto

camara-de-leiria-apresenta-16-percursos-pedestres-e-a-sua-digitalizacao

O Município de Leiria apresentou hoje a rede de percursos pedestre para 2022, integrada na Cidade Europeia do Desporto, destacando um programa abrangente em várias freguesias e a digitalização das rotas.

Carlos Palheira, vereador do Desporto, considera que este programa é “muito ambicioso” e “muito abrangente a nível territorial, que passa por muitas freguesias” o que permitirá ver “toda a diversidade” que o território oferece e também “todo o potencial a nível de turismo, mas também de património”.

Segundo o autarca, a grande novidade deste ano é a adesão à plataforma Responsible Trails, onde estarão inscritas as rotas de Leiria.

“Qualquer cidadão pode fazer o download destes percursos e de forma espontânea, não precisa estar em grupos organizados, perceber qual a dinâmica dos percursos e fazê-los de forma autónoma”, explicou. O vereador adiantou que esta plataforma permite ao utilizador descarregar os percursos e utilizá-los offline, assim como registar alguma situação detectada na rota, sugerindo alterações ou melhoramentos ao percurso.

Para esta edição, a Direcção-Geral de Saúde limitou o número de participantes até cerca de 500 inscrições, que sairão em grupos de 50, tendo em conta a pandemia da covid-19. “Assim que abrimos as inscrições ficaram logo esgotadas”, adiantou Carlos Palheira.

Os 16 percursos organizados pela Câmara de Leiria realizam-se até 6 de Novembro, tendo já se iniciado o primeiro, Moinhos de Rei, na freguesia de Amor.

Apontando a Rota das Carpalhosas, como um novo percurso, Carlos Palheira adiantou que a requalificação destes espaços está sempre em permanência e todas as rotas, que ainda não estejam, são para homologar ainda este ano.

“Esta é uma rede para ser amplificada, porque as pessoas assim o exigem. Os percursos pedestres são uma área estratégica para o desporto informal”, salientou.

O próximo percurso decorrerá na Serra do Branco, em Colmeias, dia 6 de Março. “É um percurso um bocadinho exigente do ponto de vista físico, mas muito agradável do ponto de vista da natureza”, constatou Carlos Palheira, ao referir que as inscrições serão feitas no portal Leiria Cidade Europeia do Desporto.

Este site, que foi também hoje oficialmente divulgado, irá compilar toda a informação sobre as atividades ou provas que serão organizadas ao longo de 2022, ano em que Leiria tem o título de Cidade Europeia do Desporto.

O portal terá ainda notícias e informação atualizadas sobre os clubes do concelho, com um respetivo enquadramento.

São vários os eventos que a autarquia tem prevista para 2022, entre os quais oito congressos, um dos quais dedicado ao fitness, em articulação com o Portugal Ativo, e que garantirá a participação entre 800 a 1000 pessoas, no Pavilhão das Cortes.

Rede de Percursos Pedestres

Serra do Branco | Colmeias - 6 de Março
Nascente do Lis - 20 de Março
Monte Redondo - 3 de Abril
Caranguejeira - 24 de Abril
Rota do Peregrino | Fátima - 15 de Maio
Termas d’El Rei |Monte Real - 29 de Maio
Rota do Vale do Lapedo - 19 de Junho
Bidoeira de Cima - 3 de Julho
Matas da Maceira - 17 de Julho
Praia do Pedrógão - 11 de Setembro
Curvachia | Arrabal - 25 de Setembro
Parceiros | Barosa - 9 de Outubro
Bajouca - 23 de Outubro
Urbano |Leiria Histórica - 6 de Novembro
A definir: Rota das Carpalhosas