Sociedade
Câmara e oposição com visões diferentes sobre o estado do concelho de Leiria
Os deputados da Assembleia Municipal de Leiria debateram na sexta-feira o estado do concelho. Ambiente, mobilidade, saúde, economia e cultura foram alguns dos temas em destaque
Um ano após ter sido eleito com maioria absoluta, Gonçalo Lopes (PS) apresentou, numa reunião extraordinária da Assembleia Municipal, um resumo do estado do concelho de Leiria, mostrando a evolução desde 2011. O presidente da Câmara de Leiria enalteceu o crescimento de 1,4% da população nos censos de 2021 e a “qualidade do ensino”, que apresenta uma taxa de retenção de 1,7%, abaixo da média nacional (2,8%).
Informando que o concelho tem 4.093 lugares de parqueamento gratuitos e 242 paragens Mobilis, o autarca referiu que “90% dos lugares de estacionamento se encontram a menos de dez minutos do centro da cidade”. “No primeiro semestre de 2022 realizaram-se 157 eventos, fruto também de Leiria ser Cidade Europeia do Desporto, e mais de um milhão de pessoas consumiram cultura e acederam aos espaços culturais. Num ano, é um recorde”, destacou Gonçalo Lopes, acrescentando os 335 equipamentos de saúde existentes no concelho entre farmácias, hospitais, clínicas ou centros de saúde.
Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?
Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.