Sociedade

Caminhada de Acção Cívica e Sensibilização Ambiental para salvar o Pinhal do Rei

22 abr 2023 15:06

Antiga mata pertenceu à Casa Real e envolve o Castelo de Ourém

caminhada-de-accao-civica-e-sensibilizacao-ambiental-para-salvar-o-pinhal-do-rei
Percurso tem a extensão de três quilómetros
Freepik

A cidade de Ourém acolhe amanhã, domingo, dia 23 de Abril, pelas 10 horas, uma caminhada de Acção Cívica e Sensibilização Ambiental, com o objectivo de "salvar o Pinhal do Rei". 

Esta antiga mata, que em tempos pertenceu à Casa Real e envolve o Castelo de Ourém, está a ser derrubado por uma questão fitosanitária.

Segundo a Fundação Casa de Bragança (FCB), proprietária do pinhal, o primeiro corte, já concretizado, envolveu o abate de cerca de 62 hectares de mata, maioritariamente constituída por pinheiro-bravo, com o fim de conter doença da murchidão do pinheiro, transmitida pelo nemátodo do pinheiro.

A razão não convence os ambientalistas da associação Quercus, que contesta o corte total e que defende que era possível resolver o problema com desbastes selectivos.

Esta entidade receia que o corte abra caminho à transformação da área numa “mega-zona de painéis fotovoltaicos”, havendo já projecto para a instalação de uma unidade que ocupará cerca de 15 hectares.

O projecto é contestado numa petição, onde se defende que o espaço, propriedade da FCB, seja negociado pela câmara, com vista à criação no local de um parque da cidade.

O percurso com três quilómetros de extensão, tem início na Rua da Portela do Anjo, em Vilar dos Prazeres (GPS 39.636511, -8.574594)

Inscrições pelos telefones 919 338 018, 918 491031 e 928 125 292.

A participação é gratuita.