Sociedade

Campanha 54'': Teatro com Marionetas contra a violência

11 nov 2020 12:49

Durante todos os 54 dias de duração da campanha, serão apresentados novos filmes, à velocidade de um a cada 24 horas

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A Bolha – Teatro com Marionetas, de Ana Mota Ferreira e Manel Bilro, apresenta hoje o seu contributo para o projecto 54' - cinquenta e quatro minutos, campanha de sensibilização para o papel da mulher e contra a violência doméstica e da género, promovida pela União de Freguesias de Marrazes e Barosa, no concelho de Leiria.

A Bolha – Teatro com Marionetas começou a ser sonhada em 2016, pelas cabeças de dois apaixonados pelo universo artístico das marionetas, Ana Mota Ferreira e Manel Bilro, para se materializar em finais de 2018.
 
O que os fascina são as suas inúmeras possibilidades, o que elas transformam e como se transformam, as formas e os gestos de objetos que ganham vida para além dos humanos que as tocam.
 
Gostam de sublinhar o “com” do nome em oposição ao “de”, pois na sua abordagem artística o actor está sempre visível e contracena directamente com a marioneta, e defendem que actor e marioneta têm a mesma relevância na dramaturgia do espectáculo.

A campanha de sensibilização  54', a que o JORNAL DE LEIRIA também se aliou, parte das conclusões de um estudo que revela que "54 minutos" é o tempo livre que cada mulher tem para si durante as 24 horas de um dia.

Este e outros dados podem ser lidos em As mulheres em Portugal, hoje, publicação editada pela Fundação Francisco Manuel dos Santos. 

Durante todos os 54 dias de duração da campanha, serão apresentados novos filmes, à velocidade de um a cada 24 horas.

“O 54' tem como objectivos principais promover a minimização e eliminação de comportamentos violentos e de representações e estereótipos subjacentes à violência contra as mulheres e promover mudanças de atitudes e comportamentos com vista à valorização do respeito e igualdade”, explica Catarina Dias, secretária da Junta de Marrazes e responsável pelo projecto, que tem o apoio do Município de Leiria.

A campanha é o resultado de um desafio lançado a 54 pessoas, colectivos e instituições do campo artístico, maioritariamente, da área de abrangência da Rede Cultura 2027, da intervenção social e outros de destaque e relevo na comunidade.