Economia

Candidaturas ao programa Vive Pombal

4 nov 2023 09:52

Município atribui aos jovens um incentivo ao arrendamento

candidaturas-ao-programa-vive-pombal
Iniciativa do Município de Pombal
Ricardo Graça/Arquivo

Termina a 4 de Dezembro, o período de candidaturas ao Programa Municipal de Apoio ao Arrendamento Jovem – Vive Pombal, que visa a atribuição de um incentivo ao arrendamento, por jovens, ou casais jovens, de habitações para residência permanente, mediante a concessão de uma subvenção mensal pelo período de um ano, renovável por igual período, até ao máximo de três anos consecutivos.

Segundo a autarquia, os beneficiários são jovens com igual ou superior a 18 anos e igual ou inferior a 35 anos, e, no caso de se tratar de um casal, um dos elementos pode ter até 37 anos.

Para o efeito, os jovens devem residir em imóvel arrendado ou pretender arrendar um imóvel para habitação própria permanente em todo o concelho de Pombal.

“O principal objectivo é criar mais oportunidades de fixação dos jovens no nosso território. Nós temos um conjunto de iniciativas que promovem a emancipação jovem e não há dúvidas nenhumas de que a componente habitação é considerada uma das principais iniciativas para podermos fixar jovens no nosso território”, afirma o presidente da Câmara Municipal, Pedro Pimpão.

De acordo com o respectivo regulamento, a Câmara Municipal vai apoiar até 50% do valor das rendas dos jovens que se candidatem e cumpram os requisitos que o documento estabelece.

“Temos 150 mil euros já afectos no orçamento para a primeira fase do programa. Isto significa que o programa vai ter daqui a dois, três anos uma dotação superior a meio milhão de euros”, refere o autarca, perspectivando que o programa poderá, na sua fase inicial, beneficiar 50 jovens, “o que significa que quando o programa já estiver na sua fase mais madura”, a autarquia vai “estar a apoiar cerca de 150 jovens, o que é um dado muito significativo”.

As candidaturas poderão ser formalizadas através de formulário online disponível no Balcão Digital do Município de Pombal.