Sociedade

Canil de Ourém recolheu 350 animais este ano e deu novo lar a 330

27 dez 2025 14:04

Inaugurado em Março de 2022, o Centro de Recolha Oficial de Ourém foi ampliado este ano com a construção de um novo bloco, que já está a ser usado

canil-de-ourem-recolheu-350-animais-este-ano-e-deu-novo-lar-a-330
Centro tem cerca de 40 animais disponíveis para adopção
Ricardo Graça

O Centro de Recolha Oficial (CRO) de Ourém recolheu, este ano, perto de 350 animais e conseguiu dar novo lar a 330, que foram adoptados.

Os dados, que não incluem ainda o mês de Dezembro, foram divulgados pelo presidente da Câmara, na última sessão da Assembleia Municipal, com Luís Albuquerque a revelar que, apesar de ainda não ter sido inaugurado, o novo bloco que resultou da ampliação do CRO já está a ser utilizado e com lotação completa.

Continua a não haber muita sensibilidade. As box estão repletas. Temos actualmente cerca de 65 animais”, avançou o autarca, adiantando que, este ano, até 30 de Novembro, foram recolhidos cerca de 350. “Um número significativo”, reconheceu Luís Albuquerque, que assinalou também as 330 adopções concretizadas. No mesmo período foram ainda efectuadas perto de 400 esterilizações.

No balanço que apresentou, o presidente da Câmara de Ourém deixou ainda um agradecimento “a todos aqueles que adoptaram” animais do CRO, bem como aqueles que ali trabalham e que “prestam um serviço excelente” e aos voluntários, que lhes dão apoio.

Inaugurado em Março de 2022, o CRO de Ourém foi ampliado este ano com a construção de um novo bloco com oito celas (uma para gatos e sete para cães). Neste momento, e de acordo com informação disponível no site do município, estão disponíveis para adopção 42 animais.