Viver

Capítulo: Sakamoto por Paulo Fuentez e Casota Collective ou Leiria a olhar para ontem

11 dez 2025 18:00

O ciclo de 2025 encerra com um espectáculo multimédia no próximo domingo no Museu de Leiria

capitulo-sakamoto-por-paulo-fuentez-e-casota-collective-ou-leiria-a-olhar-para-ontem
Pedro Marques e Vasco Silva durante o concerto inspirado pelo legado de Tony Allen
Facebook Omnichord

Como uma enciclopédia aberta só nas páginas mais importantes, o ciclo Capítulo está desde o mês de Abril a celebrar figuras internacionais que a partir de Inglaterra, Japão, Nigéria e Estados Unidos revolucionaram a história da música nas últimas décadas.

Pelo meio, a ligar o passado com a actualidade, artistas portugueses (quase todos de Leiria) são chamados a desenvolver novas criações, o que se traduz na estreia de três concertos, um espectáculo multimédia e quatro obras visuais. Paralelamente, há exposições, conversas e sessões de visualização de documentários.

Como seria a capa de um disco de Raymond Scott em 2025? E como soaria, em 2025, a música de Raymond Scott, considerado um dos precursores da electrónica? O desafio lançado na Primavera repetiu-se ao longo dos últimos meses, com outras três figuras como mote para o questionamento: Delia Derbyshire (mestre da manipulação sonora que abriu caminho para o sampling), Tony Allen (o inventor do afrobeat) e Ryuichi Sakamoto (o ourives do som e do silêncio na síntese entre o ambiente clássico e contemporâneo). Para responder, a Omnichord, que organiza o ciclo Capítulo no Museu de Leiria, convidou Valter Vinagre, João Hasselberg, Lisa Teles, Surma, Leonardo Rito, Pedro Marques com Vasco Silva, Paulo Fuentez e, por fim, o colectivo Casota.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ