Viver

Carincur e uma performance concerto em Leiria com inteligência artificial e realidade virtual

28 mar 2025 11:24

Esta sexta-feira na Black Box

carincur-e-uma-performance-concerto-em-leiria-com-inteligencia-artificial-e-realidade-virtual
Hoje em Leiria
DR

A performance e concerto acontece na Black Box, em Leiria, onde Carincur já actuou anteriormente.

Body as a Frozen Metaphor, para ver esta sexta-feira, 28 de Março, com início às 21:30 horas, tem design de luz de João Pedro Fonseca e conta com figurinos de Çal Pfungst e vídeo e fotografia de André Abrantini.

No espectáculo que especula com ecossistemas híbridos entre matéria orgânica e tecnologia, o instrumento é uma aplicação de realidade virtual que une som, algoritmia e inteligência artificial, com composições sonoras geradas em tempo real.

"O projecto integra um álbum e uma performance de realidade mista interativa, com composições sonoras geradas em tempo real através da app VR. A cada gesto, emerge uma nova composição, única e imersiva", é referido na nota de divulgação.

"Num cenário virtual especulativo, corpos e memórias habitam ecossistemas híbridos entre matéria orgânica e tecnologia. Esta performance celebra a 20ª edição da Zabra, fundindo palco e virtualidade numa experiência sensorial singular".

A Zabra, em que Carincur e João Pedro Fonseca assumem a direcção executiva e artística, é um centro de pesquisa em arte pós-humana que opera na área das artes computacionais expandidas, em que os computadores desempenham um papel crucial na produção ou representação de obras de arte.