Viver

Casa da Cultura de Maceira prepara evento de quatro dias no bairro da Secil

29 ago 2022 09:49

O programa A Arte, as Gentes e o Património vai reunir artistas, empresários e investigadores

casa-da-cultura-de-maceira-prepara-evento-de-quatro-dias-no-bairro-da-secil
Bairro Operário da Fábrica de Cimentos Maceira, hoje bairro da Secil
Ricardo Graça

A Casa da Cultura de Maceira organiza nos dias 15, 16, 17 e 18 de Setembro um evento denominado A Arte, as Gentes e o Património, que tem o apoio do JORNAL DE LEIRIA e decorrerá no Bairro Operário da Fábrica de Cimentos Maceira, hoje bairro da Secil.

O projecto inclui escultura ao vivo em betão e outras matérias, pintura, palestras, exposições, instalações, dança, música e teatro.

A organização pretende reunir empresários, artistas plásticos e outros, músicos, escritores, investigadores, arquitectos e intelectuais, no intuito de criar difusão cultural na região.

Numa nota de divulgação do evento, a equipa da Casa da Cultura de Maceira salienta o papel da cimenteira na educação académica, social e cultural da população da freguesia.

“De grande importância, no desenvolvimento económico e cultural da região de Maceira, foi a intervenção de empreendedores como Henrique de Araújo Sommer e posteriormente António Champalimaud. A Fábrica de Cimentos de Maceira, hoje Secil – Portugal, deu início através da criação do seu Bairro, a uma tradição de educação quer académica, quer social e cultural nesta freguesia”, lê-se no comunicado.

A direcção da Casa de Cultura de Maceira lembra que “em meados do ano de 1924 existia uma população considerável fixada no bairro da Fábrica e em 1929 já existia o objectivo de desenvolver entre o operariado da empresa o gosto pela cultura física e intelectual”. Por isso, considera que “esta herança valiosa recebida impulsiona o construir de pontes” e torna “fundamental um polo (laboratório criativo), no qual as ideias tomem forma, englobando a comunidade, com objectivos culturais definidos e uma abertura respondendo às exigências da actualidade”.