Sociedade

CDRSP organiza Escola de Páscoa em Fabricação Aditiva

8 abr 2022 16:40

Evento decorre no domingo, dia 10 de Abril, na Marinha Grande

cdrsp-organiza-escola-de-pascoa-em-fabricacao-aditiva
Evento será dividido numa vertente teórica e prática
Ricardo Graça/Arquivo

O Centro de Desenvolvimento Rápido e Sustentável de Produto (CDRSP) do Politécnico de Leiria, a Sociedade Portuguesa de Cerâmica e Vidro (SPCV) e a Sociedade Portuguesa de Materiais (SPM) estão a organizar a Escola de Páscoa em Fabricação Aditiva, que conta com o financiamento da Sociedade Europeia de Cerâmica, que decorrerá no domingo, dia 10, na Marinha Grande.

Segundo uma nota do CDRSP, o objectivo desta iniciativa é “contribuir para a disseminação da ciência e tecnologia na área da fabricação aditiva (FA) na academia e na indústria por meio da partilha de um conhecimento de elevada qualidade técnica e científica, envolvendo materiais, processos e produtos de valor acrescentado”.

Será uma oportunidade para colocar o conhecimento ao serviço da sociedade. “Estamos à beira da 4.ª Revolução Industrial, que provavelmente alterará fundamentalmente a maneira como trabalhamos, vivemos e nos relacionamos uns com os outros. A convergência das ciências físicas, digitais e biológicas trará mudanças profundas na forma como projectamos e produzimos os produtos e os materiais em que são formados, seja de cerâmica, metal, vidro, polímeros, materiais biológicos ou compósitos”, acrescenta a nota.

A Escola de Páscoa em Fabricação Aditiva vai criar um fórum que reunirá estudantes, investigadores em diferentes fases da sua carreira, professores e profissionais da indústria, onde os fundamentos, avanços recentes e aplicações em fabricação aditiva, com foco em materiais para FA e técnicas relacionadas serão adquiridos, trabalhados e consolidados.

O evento debruçar-se-á sobre Modelação Computacional, Multimateriais Avançados e Processos aplicados a Biomateriais, Cerâmica, Metais, Polímeros e Compósitos e estará aberto à participação da academia e da indústria.

Será ainda, segundo o CDRSP, uma oportunidade para intercâmbio de ideias entre estes dois mundos e uma ‘porta’ para que os jovens investigadores possam estabelecer contactos com parceiros industriais, bem como jovens profissionais, podendo conhecer as novidades sobre tecnologias de ponta desenvolvidas para o mercado de materiais.

O programa é constituído por meio dia de palestras leccionadas por "professores de elevado mérito a nível nacional e internacional", seguidas de sessões laboratoriais e experimentais em fabricação aditiva permitindo aos estudantes aprender fazendo.

Todas as actividades experimentais serão desenvolvidas nos diferentes laboratórios de fabricação aditiva do CDRSP.