Sociedade

Celebrações da Semana Santa de Porto de Mós começam este domingo

23 mar 2024 11:00

Tapete florido com cerca de 300 metros, concertos noturnos e recriação da via sacra são algumas das atracções do programa celebrativo.

celebracoes-da-semana-santa-de-porto-de-mos-comecam-este-domingo
Recriação da via sacra é um dos momentos altos das celebrações
CMPM

As celebrações da Semana Santa, em Porto de Mós, começam amanhã, Domingo de Ramos, e vão prolongar-se até ao dia de Páscoa, com concertos noctunos e recriação de momentos bíblicos, com destaque para a Via Sacra, a realizar na Sexta-Feira Santa.

Na Sexta-feira Santa, a recriação bíblica da Via Sacra será o momento alto das celebrações. Um grupo de atores profissionais e amadores, sob coordenação do Grupo de Teatro Leirena, fará a recriação do momento da condenação até à morte de Jesus Cristo. O espetáculo religioso terá início na Igreja de São Pedro, percorrendo, depois, as ruas da vila até ao Castelo de Porto de Mós, onde terá lugar o momento mais emotivo da recriação.

No programa deste domindo, destaca-se a recriação da entrada de Jesus em Jerusalém, com um tapete florido de cerca de 300 metros, que percorre a Ponte de São Pedro, em direção à igreja matriz da vila. A recriação antecede a missa, marcada para as 16 horas.

Neste dia, terá também início o programa de concertos noturnos na Igreja de São Pedro, com a actuação do Coro Ninfas do Lis e Rute Martins & Camerata, por parte do Orfeão de Leiria.

Ao longo da semana, a mesma igreja será palco de vários encontros culturais, com destaque para momentos musicais, onde se inclui o espectáculo “Concerto da Páscoa”, com o tenor João Mendonza, compositor e letrista, cuja voz lhe valeu um encontro com Papa Francisco.

A Academia Coral Mezzo irá apresentar a peça “A Gathering of Grace”, de Douglas Nolan, e a Sociedade Artística e Musical Cortesense protagonizará o concerto “A caminho da Páscoa”.

Na quinta-feira, haverá lugar à recriação da Última Ceia – Lava-pés, enquanto no dia seguinte está previsto um dos momentos altos das celebrações, com a Via Sacra, que junta actores profissionais e amadores. Sob coordenação do grupo de teatro Leirena, será feita a recriação do momento da condenação até à morte de Jesus Cristo, percorrendo as ruas da vila, desde a Igreja de São Pedro até ao castelo de Porto de Mós.

Para o presidente da câmara, Jorge Vala, esta celebração visa “unir toda a comunidade, através da dinâmica cultural, musical e educacional da ‘semana maior’”.

Em paralelo com as celebrações da Semana Santa, está a decorrer, desde ontem, sexta-feira, o Festival Gastronómico do Folar e da Amêndoa Artesanal. O certame realiza-se até ao próximo sábado, dia 30, junto ao Largo do Rossio, com a participação de dez entidades. Está ainda a decorrer Festival Gastronómico do Cabrito e do Borrego do concelho de Porto de Mós.