Centro 2030 abre concurso para apoiar contratação de doutorados
Economia
Centro 2030 abre concurso para apoiar contratação de doutorados
28 abr 2025 11:46
Programa recebeu dois milhões de euros do Fundo Social Europeu

Isabel Damasceno
DR
Redacção
redaccao@jornaldeleiria.pt
O Centro 2030 - Programa Regional do Centro abriu um concurso para apoiar os processos de inovação e contratar doutorados pelas empresas PME, com fundos vindos do Fundo Social Europeu +.
A intenção passa por apoiar a inserção profissional dos jovens com formação avançada em meio empresarial, bem como aumentar as interacções entre as empresas e o sistema científico e tecnológico, a fim de agilizar os processos de transformação e intensificação tecnológica.
Este investimento pretende responder às recomendações da Comissão Europeia a Portugal quanto ao nível de redução da segmentação do mercado e melhoria das competências de mão-de-obra. Insere-se simultaneamente nas metas do Centro 2030 de promover a adaptação das empresas às mudanças associadas às transições digital e verde.
A presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, Isabel Damasceno explica que esta é uma tentativa de apoiar os jovens após concluírem formação superior ao nível de doutoramento nas instituições da região, pois “têm dificuldade em encontrar oportunidades de emprego, no nosso país, alternativo à via académica e com salários adequados ao seu nível de formação”.
“Com este concurso pretende reforçar-se a capacidade da região de reter os talentos que produz nas suas universidades e institutos politécnicos e ajudar as empresas a melhorar a sua competitividade e capacidade de adaptação aos tempos de incerteza que vivemos”, resume a presidente.