Sociedade
Choupos em risco de queda em Leiria vão ser cortados
As árvores serão abatidas na próxima semana. No seu lugar serão plantados jacarandás.
A Câmara de Leiria vai proceder ao corte de dois choupos existentes no Largo Cónego Maia, que, segundo a autarquia, “se encontram em risco de queda”. No seu lugar, serão plantados jacarandás, “árvores de porte médio e que na Primavera apresentam uma floração azul”.
Em comunicado, o município explica que se trata de “uma medida preventiva para evitar acidentes com pessoas e bens, decidida após a realização de diversas análises ao estado das árvores”. A operação está agendada para a próxima semana.
Segundo a autarquia, as duas árvores em causa, que têm sido monitorizadas desde a requalificação do Largo, “apresentam inclinações acentuadas ao nível do tronco e um estado fitossanitário bastante débil, apresentando vitalidade reduzida”.
“Regularmente têm sido efectuadas reduções da copa destas árvores, de modo a reduzir o risco de queda”, acrescenta o comunicado, alegando que, apesar dessa intervenção, os técnicos do município consideram que “não existe forma de minimizar os riscos de ruptura, propondo o abate de forma a salvaguardar acidentes com pessoas e bens”.