Sociedade

Cidadania voa até aos PALOP

11 ago 2022 10:17

Projecto educativo do Clube Cultural e Desportivo Corvos do Lis

cidadania-voa-ate-aos-palop
O projecto envolveu quase 700 estudantes
DR

O projecto-piloto Motiv-Arte (+Arte-Cidadania) que foi desenvolvido pelo Clube Cultural e Desportivo Corvos do Lis em seis escolas do Agrupamento Dr. Correia Mateus, em Leiria, já se internacionalizou.

Apoiados pela DgArtes para o biénio 2021-2022, os Corvos do Lis, em parceria com a Associação Várias Vozes, apresentaram o projecto da oficinas Confi-Arte em 36 escolas, bibliotecas e instituições sócio-educativas de Norte a Sul do País, em Cabo Verde e em São Tomé.

Iniciadas em 2015, as actividades lúdico-pedagógicas desenvolvidas em âmbito de educação não formal, deram lugar, em 2020, a um projecto de investigação exploratório de Arte-Cidadania, que une investigadores da Universidade Nova de Lisboa, da Faculdade de Belas Artes de Lisboa e da Universidade de Aveiro.

Os resultados deste projecto serão inseridos no site Confi-Arte e os ebooks serão disponibilizados em livre acesso este ano, quando será editado o Catálogo Confi-Arte, que promove o estudo e a partilha de boas práticas de Educação pela Arte.

Viver – Uma Aventura Fantástica, desenvolvido pelos 3.º e 4.º anos das Actividades de Enriquecimento Curricular, abre asas à sua implementação noutras escolas do País.