Covid-19

Cidadãos vão poder agendar a toma da vacina online

31 mar 2021 13:45

Auto-agendamento será feito em plataforma digital

cidadaos-vao-poder-agendar-a-toma-da-vacina-online
.
Ricardo Graça
Redacção/Agência Lusa

A vacinação em massa contra a Covid-19 prevê que os cidadãos a vacinar possam agendar a toma da vacina com a uma inscrição numa plataforma digital, conforme adiantou a força tarefa que coordena este processo.

"Além do processo de agendamento por mensagem SMS, chamadas telefónicas e cartas actualmente em uso, está previsto implementar-se um procedimento de auto agendamento, através de uma plataforma digital, onde as pessoas podem marcar directamente a sua vacinação”, referiu a mesma fonte à agência Lusa.

Segundo a estrutura liderada pelo vice-almirante Henrique Gouveia e Melo, os 150 Centros de Vacinação Covid-19 (CVC), que deverão estar em funcionamento no segundo trimestre, estão a ser projectados para “um mais fácil acesso das pessoas”, com a sua localização a ser definida em articulação entre as administrações regionais de saúde, os agrupamentos de centros de saúde e as autarquias.

“As autarquias, em articulação com a força tarefa e as administrações regionais de saúde, são responsáveis pela montagem dos CVC, sendo uma entidade fundamental no processo de vacinação”, salientou a mesma fonte.

Para concretizar o plano de vacinação em massa, a estrutura prevê que sejam necessários cerca de 2.500 enfermeiros, 400 médicos e 2.300 auxiliares, num total de cerca de 5.200 profissionais a distribuir pelos 150 centros espalhados pelo país.

Segundo dados do Portal da Transparência do Ministério da Saúde, o Serviço Nacional de Saúde tinha ao seu serviço um total de 147.075 profissionais de saúde em Janeiro – dos quais 31.406 médicos e 48.739 enfermeiros – mais 9765 do que em Março de 2020, quando teve início a pandemia da Covid-19 no País.

A força tarefa quer, embora dependente do número de vacinas que Portugal receber, atingir o objectivo de vacinar cerca de 100 mil pessoas por dia.

“Havendo mais vacinas disponíveis, estima-se chegar, no próximo trimestre, a um ritmo de vacinação que poderá vir a atingir, em alturas de pico, as 150 mil inoculações num só dia”, adiantou a estrutura.

Como referência, a Direcção-Geral da Saúde recomendou que os CVC sejam constituídos por um ou mais módulos de vacinação, cada um com cinco postos de vacinação e cinco enfermeiros, e com a capacidade de vacinar cerca de 50 pessoas por hora.

No último domingo, ainda faltava vacinar 300 mil pessoas da primeira fase em todo o País.