Desporto

Cinco campeonatos nacionais e uma Taça da Europa realizam-se no distrito de Leiria em 2020

28 dez 2019 16:59

Expocentro, em Pombal, acolhe principais provas em pista coberta

cinco-campeonatos-nacionais-e-uma-taca-da-europa-realizam-se-no-distrito-de-leiria-em-2020
Leiria irá acolher o Campeonato Nacional de sub-23
Ricardo Graça/Arquivo

No calendário competitivo da Federação Portuguesa de Atletismo (FPA) para a temporada que agora começa estão agendados cinco campeonatos nacionais para o distrito.

No entanto, a prova maior será a Taça da Europa de Lançamentos, organização da Associação Europeia de Atletismo e que regressa à cidade de Leiria entre os dias 21 e 22 de Março.  

O Centro Nacional de Lançamentos tem garantido, de resto, este evento até 2022.

Para as competições nacionais estão abrangidas as cidades de Pombal, que acolherá ainda a fase de apuramento do campeonato nacional de clubes, em pista coberta, e de Leiria, além das estradas de Porto de Mós.

Tudo começa já no fim-de-semana de 11 e 12 de Janeiro, no Expocentro, em Pombal, irão decorrer os Campeonatos Nacionais de provas combinadas de sub-18 (juvenis) e sub-20 (juniores).

Pelo quinto ano consecutivo, Porto de Mós irá receber os Campeonatos Nacionais de marcha em estrada nas distâncias de 35 e 50 quilómetros, marcados para 26 de Janeiro.

Foi nesta organização que, em 2017, Inês Henriques bateu o recorde mundial dos 50 quilómetros marcha, num ano que culminou com a conquista do título mundial, em Londres.

A 1 e 2 de Fevereiro, novamente no Expocentro, Pombal, irá decorrer a fase de apuramento do Campeonato Nacional de Clubes, o mesmo espaço que a 15 e 16 de Fevereiro acolherá os Campeonatos Nacionais de sub-20 (juniores) em pista coberta.

Também o Campeonato de Portugal em pista coberta terá lugar em Pombal, nos dias 29 de Fevereiro e 1 de Março.

Será uma oportunidade para alguns dos melhores atletas nacionais alcançarem marca de qualificação para o Campeonato do Mundo indoor, que irá decorrer em Nanjing, na China, de 13 a 15 de Março.

Em ano de Jogos Olímpicos, estão apenas agendados os Campeonatos Nacionais de sub-23 (esperanças), nos dias 25 e 26 de Julho, tendo como palco a remodelada pista do Estádio Municipal de Leiria.

Nas cinco últimas temporadas, o Magalhães Pessoa tinha recebido em quatro ocasiões uma das duas mais relevantes provas do calendário nacional de Verão, fosse o Campeonato de Portugal individual (2015 e 2018) ou o Campeonato Nacional de Clubes (2017 e 2019).

Com quatro organizações, Leiria também será o distrito com maior número de meetings integrados no Circuito Nacional da FPA. O Meeting Cidade de Pombal, em pista coberta, decorre a 8 de Fevereiro.

Ao ar livre, o Estádio Municipal de Marinha Grande é palco do Meeting Fernando Alves, a 30 de Maio. O Estádio Municipal de Pombal é o cenário do Meeting do Marquês de Pombal, a 27 de Junho.

O Meeting Internacional de Lançamentos da Juventude Vidigalense encerra o circuito, a 1 de Agosto. No Centro Nacional de Lançamentos, em Leiria, poderá ver em acção alguns dos melhores lançadores mundiais, rumo ao Jogos Olímpicos de Tóquio, que se irão realizar de 24 de Julho a 9 de Agosto.