Viver

Cistermúsica celebra música no feminino e 150 anos de Rachmaninoff

4 jun 2023 09:45

Com concertos que percorrem séculos de história, a 31.ª edição do Festival de Música de Alcobaça vai prolongar-se durante um mês

cistermusica-celebra-musica-no-feminino-e-150-anos-de-rachmaninoff
O programa decorre de 30 de Junho a 30 de Julho de 2023
DR

A interpretação de obras de compositoras menos conhecidas do grande público — como Inés Badalo, Maria de Lourdes Martins, Clara Schumann, Madalena Casulana, Barbara Strozzi, Fanny Mendelssohn ou Cécile Chaminade, entre outras – eleva a “Música no Feminino” a principal tema do Cistermúsica em 2023.

Outro foco do Festival de Música de Alcobaça será a celebração dos 150 anos de Sergei Rachmaninoff, com cinco propostas artísticas que homenageiam o nascimento do pianista e compositor e que serão apresentadas por músicos como Pavel Gomziakov, Tatiana Samouil, Andrei Korobeinikov e Eleonora Karpukhova.

A 31.ª edição realiza-se de 30 de junho a 30 de julho de 2023, sempre de quarta-feira a domingo.

Mais de 40 espectáculos em locais emblemáticos do património arquitectónico.

Os diferentes programas, segundo a organização, mantêm “a aposta num leque de experiências artísticas e sonoras distintas que cativam diferentes públicos e percorrem séculos de história — da música antiga à criação contemporânea — com formatos que vão da música de câmara a concertos sinfónicos e outras grandes produções”.

O objectivo é reforçar o conceito “um clássico para todos”.

Do cartaz, constam
os ensembles italianos Cappella Neapolitana António Florio e Micrologus, Christian Lindberg (maestro, compositor e trombonista) e o ensemble espanhol The Ministers of Pastime, que colabora frequentemente com Jordi Savall.

Os concertos sinfónicos serão interpretados pela Orquestra Metropolitana de Lisboa, Orquestra Filarmónica Portuguesa, Orquestra XXI, Jovem Orquestra Portuguesa, Banda Sinfónica Portuguesa e pela Banda Sinfónica de Alcobaça, que vão oferecer a possibilidade de escutar obras de S. Rachmaninoff, R. Wagner, F. Mendelssohn, M. Mussorgsky, J. Brahms, C. Schumann, L. Bernstein, G. Mahler e I. Badalo, entre outros.

Além da programação principal, o Cistermúsica conta com as linhas programáticas Outros Mundos, Júnior e Famílias, Redes e Rota de Cister.

O festival é organizado pela ABA – Banda de Alcobaça e tem direcção artística de André Cunha Leal.