Desporto

Clube de Leiria conquista duas medalhas de ouro no Mundial de Orientação

8 out 2021 11:55

Clube de Orientação do Centro participa em torneio internacional

clube-de-leiria-conquista-duas-medalhas-de-ouro-no-mundial-de-orientacao
Susana Pontes alcançou a sua primeira medalha de ouro, de uma carreira desportiva carregada de outras distinções
COC (Zélia Viana)
Redacção/Agência Lusa

Portugal conquistou ontem duas medalhas de ouro no Campeonato do Mundo de veteranos de orientação em BTT, no primeiro dia de uma competição do Mundial de Orientação.

Na prova, que decorreu hoje no Campo Militar de Santa Margarida, em Constância (Santarém), Daniel Marques (M35) e Susana Pontes (W50), ambos do Clube de Orientação do Centro (COC), de Leiria, venceram os respectivos escalões etários e conquistaram as primeiras medalhas de ouro do seu percurso desportivo.

Susana Pontes, 50 anos, professora de educação física, não escondeu a satisfação pela subida ao mais alto lugar do pódio, tendo a atleta, que representou a selecção nacional de seniores durante vários anos, feito notar que esta “é a primeira medalha de ouro”, tendo já obtido o segundo e terceiro lugares em provas internacionais ao longo da carreira.

“Têm sido alguns anos a treinar, já faço isto desde 2004, tentei sempre dar o meu melhor. Hoje, cometi ali um erro e tive de dar tudo até ao fim para ver se as coisas se encaminhavam e realmente tive uma estrelinha de sorte também”, afirmou.

Questionada sobre o segredo para o sucesso nesta modalidade desportiva, Susana Pontes destacou a importância de “gerir o factor mental juntamente com o físico”, algo que transporta para as suas aulas e modo de vida.

“Se vamos no nosso limite não conseguimos pensar, temos de gerir isso. E muitas vezes na vida o stress leva-nos também a saber ter que abrandar para pensar, e acho que isto é muito parecido com a vida e a gestão daquilo que temos de fazer”, afirmou.

A orientação em Bicicleta de Todo-o-Terreno (BTT) é uma disciplina semelhante à orientação pedestre, mas onde a deslocação é feita em BTT, sendo o objectivo escolher a melhor opção entre os pontos definidos no mapa do traçado definido, numa lógica de corrida individual em contra-relógio, em terreno desconhecido e geralmente de floresta ou montanha.

Daniel Marques, 37 anos, engenheiro civil, é um dos mais experientes atletas nacionais, tendo hoje conquistado uma vitória “saborosa” e a primeira medalha de ouro da sua carreira.

“Foi saborosa, como é óbvio, a jogar em casa, numa prova extremamente exigente, com adversários à altura. Consegui hoje ser o mais forte, amanhã logo se vê. Foi uma corrida muito interessante e estou com boas expectativas para os próximos dias também”, afirmou, tendo feito notar que esta é a primeira medalha de ouro.

“Sim, é a primeira, é o meu primeiro ano também em masters, portanto, foi uma boa estreia”, notou.

Questionado sobre o percurso desenhado em Santa Margarida, o atleta descreveu-o como “desafiante, num terreno muito exigente ao nível de navegação e de circulação, ou seja, muita pedra no caminho, muitos caminhos em mau estado”, tendo destacado a importância de “saber gerir” as condições da melhor forma, perante atletas de todo o mundo, alguns deles profissionais.

Para o atleta de Leiria, esta é uma modalidade “muito desafiante”, tendo feito notar que “não é só andar bem de bicicleta e não é só o nível físico que interessa, mas também a componente mental”, destacando a importância das “escolhas no meio do mapa”, e de “escolher os melhores caminhos para chegar o mais depressa possível” aos pontos de controlo.

“É um jogo, um jogo de labirinto e não é o que anda mais quem ganha, mas também quem se orienta melhor”, afirmou.

Com um total de 369 atletas de 26 países em competição até domingo, nos concelhos de Abrantes, Constância, Chamusca e Sardoal, o Médio Tejo BTT Orientação (MTBO2021) é composto, além do Campeonato do Mundo de veteranos, pelo Campeonato da Europa de juvenis e juniores, que já tiveram esta manhã a realização da prova de sprint, pelo Campeonato da Europa de seniores e CX80 Taça do Mundo de seniores.

Na manhã de hoje, o destaque foi para Itália, Rússia, Áustria e Dinamarca, países que conquistaram o ouro na primeira competição do MTBO 2021 nos escalões juvenis e juniores.

Em evidência esteve a formação da Rússia, que conquistou três medalhas (ouro, prata e bronze), sendo que entre os portugueses a melhor classificação ficou a cargo de Marisa Costa em juniores femininos, na 11.ª posição, a 55 segundos da vencedora.

Davide Machado e a júnior Marisa Costa são os representantes portugueses onde a delegação nacional deposita agora esperanças na conquista de novas medalhas, nomeadamente na Taça do Mundo e no campeonato da Europa de elites de orientação.

Depois de Constância, o evento vai ainda acolher os campeonatos de distância média, na sexta-feira, em Alcaravela (Sardoal), a prova de distância longa, no sábado, no Arripiado (Chamusca), e a prova de estafetas mistas e estafetas em Abrantes, no domingo.